segunda-feira, 28 de março de 2011

Pastoral Escolar

Há um ser humano social que, com toda sua complexidade, está no cotidiano escolar.
Assim, qual é o lado do ser humano que a pastoral deve desenvolver dentro da escola? Qual o papel da pastoral? Muitas são as possibilidades: desenvolver a profundidade do ser humano; despertar um sentido para vida; trabalhar o pertencimento; ampliar o senso de cuidado com a totalidade.
Outros questionamentos são necessários antes de traçarmos um plano de pastoral escolar: como todos da escola podem ser atingidos pela pastoral? Quais são os caminhos para atingir a espiritualidade? Como deve ser a ação da pastoral escolar?
Outras respostas surgem: despertar a ajuda; desenvolver um olhar para os outros; criar convivência de respeito e fraternidade entre todos; promover novas relações entre aqueles que participam da escola; ampliar o propósito de fé e vida; trabalhar os princípios da ética cristã; crescer a consciência de sujeito nos pequenos gestos; despertar para preocupação com as ações do cotidiano; desenvolver o senso de cuidado do ser humano com ele mesmo e com o próximo.

Pensar o ser humano que somos, temos e queremos é um dos desafios da pastoral escolar. O trabalho pastoral das escolas dominicanas é fundamentado na Bíblia, fonte de sabedoria. Entre tantos desafios para o trabalho pastoral, eis que surge um de grande valia: como seremos construtores da sabedoria? O máximo bíblico de sabedoria é viver a simplicidade, não simplista nem simplória, mas uma busca pelo essencial da vida.

O que é possível fazer na escola para desenvolvermos o senso de busca pelo essencial da vida? Em um aspecto concreto e atual, o que pode ser feito, por exemplo, para trabalharmos uma consciência planetária? Ações de sustentabilidade, conscientização cidadã, reflexão sobre os conhecimentos acerca da situação do Planeta...

Trabalhar pastoral é encarar a interdisciplinariedade, sem perder o foco no seu essencial.

Por: Professor Wanderson Raposa Ferreira*
*Relatório sobre “Pastoral Escolar” escrito no dia 26/03/2010 no Encontro da Equipe de Educação Dominicana de Ensino Religioso em São Paulo – SP, com base nas falas da assessora Ir. Rejane. 

Um comentário: