terça-feira, 29 de março de 2011

Rebeldes anunciam queda de Sirte em seu avanço rumo a Trípoli

Aviação da coalizão anulou as forças do governo


Benghazi - Os rebeldes líbios tomaram nesta segunda-feira, Sirte, a cidade natal de Muammar Kadafi, a meio caminho entre Benghazi e Trípoli, informaram à Agência Efe fontes dos revolucionários.

"Tomamos Sirte graças a Deus", disse um dos rebeldes de Benghazi, que se identificou como Salah.

Após o anúncio da tomada, puderam ser escutados esta madrugada em Benghazi o som de disparos ao ar e de foguetes por parte dos rebeldes para comemorar.

Por enquanto não há confirmação independente da queda do último reduto de Kadafi antes de Trípoli, mas a agência "Jana" informou dos bombardeios esta noite em Sirte e em Trípoli, que, como esperavam os rebeldes, pretendiam facilitar sua ofensiva sobre a cidade portuária.

A agência estatal líbia assegurou que os alvos dos aviões da coalizão eram civis e militares.

Os milicianos conseguiram tomar neste domingo Ben Jawad, a meio caminho entre Sirte e Ras Lanuf, o enclave petrolífero que caiu em suas mãos da mesma forma que Brega, outro importante povoado produtor.

Os rebeldes líbios desviaram sua incursão rumo a Sirte pelo sudoeste através da localidade de Naufaliya, cerca de 147 quilômetros da cidade considerada o reduto tribal de Kadafi, embora segundo os rebeldes haja cisões entre eles.

O enorme impulso da ofensiva rebelde lhes permitiu percorrer mais de 450 quilômetros desde que partiram de Benghazi no sábado, com a ajuda da aviação internacional, o que anulou a capacidade defensiva dos defensores do Governo e estes tiveram que se retirar em debandada.

Sirte, situada a cerca de 450 quilômetros ao leste de Trípoli e onde Kadafi costumava receber e tratar com atenção seus hóspedes preferidos, é considerada um de seus principais redutos tribais e pode decantar a sorte de um regime que dura mais de 41 anos.

Sede de alguns departamentos ministeriais, com um majestoso centro de convenções onde Kadafi realizava seus devaneios como líder regional pan-árabe com aspirações continentais, aloja também grandes depósitos de armamento.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário