quarta-feira, 13 de abril de 2011

"A construção do leitor: o enigma da leitura"

Os alunos de 1ºs aos 5ºs anos participaram no último sábado (09/04), da Oficina de Leitura no Colégio Nossa Senhora das Dores. O projeto deste ano homenageou o escritor Ziraldo.




1º ano "A": "Um amor de família"
Professora Euripa
O livro foi apresentado às crianças, sendo que algumas fizeram sozinhas a leitura do livro. A finalização foi com a caracterização das crianças e apresentação teatral para todos os presentes.       










1º ano "B": "Flicts"
Professora Thaísa
As crianças "brincaram com todas as cores" com o Disco de Newton.
"O inventor do Disco de Newton - Isaac Newton - explicou que a luz que consideramos branca é na verdade uma mistura de cores. Cada segmento do disco reflete a luz de uma cor e ao gerar o objeto, as cores se misturam."
Os alunos ficaram encantados com o resultado da oficina.












1º ano "C": "Como ir ao mundo da lua"
Professora Patrícia Vaz
Os alunos iniciaram a oficina imaginando sobre o que eles mais gostam e o que eles menos gostam no "planeta". Após definirem o que deixariam ou não, partiram para a montagem do veículo que os levariam pra lá: um foguete -confeccionado com materiais recicláveis.









2º ano "A": "Os 10 amigos"
Professora Karla
Além do livro "Os 10 amigos", as crianças também conheceram o texto "O marcineiro e as ferramentas", reforçando a importância da amizade e a necessidade do outro.
"Precisamos trabalhar em equipe!", resumiu o aluno Yuri após a leitura.
A biografia do autor Ziraldo também foi trabalhada.









2º ano "B": "Um sorriso chamado Luiz"
Professora Cássia
A professora contou a história de Ziraldo, sequenciou com a dinâmica do espelho para que cada criança conhecesse o mais lindo sorriso: o de cada um! A oficina contou com a participação de uma dentista, orientando as crianças para manterem o sorriso com saúde e beleza. Os alunos também puderam batizar o próprio sorriso: "O meu sorriso chama...."









3ºs anos: "Tia nota 10"
Professoras Luciana e Cristiane
As professoras caracterizadas de "mestras" contaram a história por meio da "técnica do varal" e apresentação teatral de um aluno que passou o ano todo querendo tirar nota 10 e de sua mestra. Os alunos escreveram poemas e produziram desenhos do "aluno" da história de Ziraldo.
















4ºs anos: "O menino quadradinho"
Professora Ana Rita
"Etcetera é tudo que falta do resto da vida."
"Existem palavras leves de coisas pesadas e palavras pesadas de coisas leves.
Palavras bonitas de coisas feias e palavras feias de coisas bonitas."
Durante a oficina os alunos refletiram: "Será que o menino continuou no mundo dos quadrinhos?"
Cada aluno construiu o seu próprio final para a história e o colou no dado (confeccionado também por eles).














5ºs anos: "O Menino Maluquinho"
Professoras Flávia e Lizarda
O livro utilizado foi "O Menino Maluquinho", os alunos produziram uma "propaganda" sobre o livro  para incentivar a leitura do texto por outras crianças e confeccionaram uma tela com o desenho do menino mais famoso do Brasil: o "Maluquinho".
















Participação Especial das mães de alunos dos 5ºs anos
Ana Paula, Cláudia e Inês foram as mães que promoveram a Oficina de Fuxico, a ideia surgiu do interesse em mostrar para as alunas como aplicar no dia a dia o conhecimento sobre sustentabilidade aquirido em sala de aula. A atividade foi baseada nos livros "A casa de botão" e "A colcha de retalhos", cada menina confeccionou o seu fuxico e o apresentou no desfile.















Biblioteca
A Biblioteca CNSD apresentou o Blog da Biblioteca e a história do escritor homenageado Ziraldo.
No pátio do colégio, a Biblioteca preparou uma exposição dos livros do autor e evidenciou alguns autores da região: Tiago de Melo, João Guimarães Rosa, Elias José e Carlos Drummond de Andrade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário