sexta-feira, 1 de abril de 2011

"Diário de bordo" da Terceira Série do Ensino Médio

Bem-vindos ao "Diário de bordo" da Terceira Série do Ensino Médio!

Inicia aqui, a saga de uma turma de alunos entusiasmados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências, ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade - e muitas expectativas do que vem por aí...

Do outro lado; Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sincronia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Hoje, com a palavra... a Coordenadora Pedagógica Leninha
 
Nome: Helena de Castro Cury Abud

Formação: - Licenciatura em Letras – Inglês e em Pedagogia com Pós-graduação em Gestão colegiada – PUC – PR – Trabalho apresentado: “Projetos participativos numa perspectiva de gestão colegiada – mudanças operacionais significativas na educação e na função da escola”. Progestão – Projeto de Capacitação a distância para Gestores pela Secretaria Estadual de Educação/MG .

Com participação e publicações:
• Mesa redonda na UNIPAC – Uberaba, para o Curso de Pedagogia
• Avaliadora de Projetos da 10ª edição do Porteira Adentro – FAZU – Uberaba
• Participação como Membro Titular da Banca examinadora de Monografia – trabalho: “Gestão colaborativa como fator de sucesso na ação educativa” – FAZU – Uberaba
• Participação da Comissão editorial da FAZU em REVISTA, nº 4, 2007, como revisora técnica-científica (consultora “Ad hoc”)
• Participação do I e do II Encontro Regional CAS (Centro de Atendimento ao Surdo – Varginha/MG, pela SEE/MG
• Autora do livro “A menina iluminada” – história de Madre Anastasie para crianças
• Membro da Equipe de Educação Religiosa da Província Nossa Senhora do Rosário
• Participação no documento publicado “Diretrizes da Educação Religiosa das Escolas Dominicanas”- pela Província Nossa Senhora do Rosário

Funcionamento da 3ª série/EM:
• 07 aulas nos dias de 2ª, 4ª e 6ª feiras, devido ao quadro curricular da 3ª série ser mais extenso que o das séries iniciais do EM;
• As avaliações continuam sendo feitas nas tardes de 3ª e 5ª feiras, assim como as aulas de Inglês e de Espanhol nas tardes de 6ªs feiras;
• Na área esportiva, os alunos da 3ª série podem escolher uma modalidade na Escola de Esportes, com o objetivo de ampliar os horários dos estudos diários e preparatórios para os concursos de final de ano;
• Participação dos alunos no Congresso da Rede Pitágoras em BH;
• Palestras motivacionais uma vez ao mês para orientar os alunos em suas escolhas profissionais;
• Visitas à universidades locais e em algumas estaduais e federais. Exemplo: UNICAMP;
• Material didático revisional da Rede Pitágoras desde o início do ano letivo, além do caderno extra de exercício SIMULA!
• Em cada bimestre, além do Simuladão preparado pelos professores do CNSD, os alunos fazem também o Simulado enviado pela Rede Pitágoras em caderno próprio;
• As disciplinas de Redação, Língua Portuguesa e Literatura são trabalhadas por uma única professora, o que possibilita um trabalho transdisciplinar, que vai muito além da proposta da interdisciplinaridade;
• No 2º semestre, é oferecido aos alunos da 3ª série, um curso paralelo às aulas do quadro curricular formal, nos meses de agosto, setembro e outubro, no período da noite, obedecendo aos eixos do ENEM. Os alunos podem escolher o eixo em que necessite de um atendimento mais personalizado, a partir de questões de vestibulares das faculdades e universidades diversas e de destaque nacional e regional;
• Participação em eventos sociais e culturais para que, ao sair do CNSD, possam exercer seu papel de cidadão e de cidadã.

Fala, Leninha!
A minha experiência profissional como professora no CNSD, iniciou-se logo após a conclusão do curso de Magistério também no CNSD e no início do Curso de Letras pela, então, FISTA. Como professora de 1ª série (hoje, 2º ano do EFI), atuei por dez anos consecutivos, mesclando com o cargo de Coordenadora de Estudos Sociais no Ensino Fundamental. Logo no início de minha carreira no colégio, fui privilegiada ao fazer o Curso sobre Sistema Montessori, em São Paulo. Em seguida, passei a exercer a função de Coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental por vários anos.
Em 2002, ao ser aprovada no Concurso da Rede Estadual de Ensino como Supervisora Pedagógica, passei a coordenar o Ensino Fundamental II ( do 6º ao 9º ano) no turno da manhã..
No segundo semestre de 2008, concomitantemente ao cargo acima citado, iniciei minha experiência como Coordenadora Pedagógica do EM, função exercida até o presente momento.
Sinto-me gratificada por ter tido a oportunidade de aprender, ao longo destes anos, como se processa a aprendizagem, desde a idade das crianças de dois anos até a saída dos jovens para a carreira profissional.
Acredito numa escola “forte” - aquela que toma uma posição de equilíbrio - atender ao que ditam as expectativas do alunado associadas às exigências universitárias para o seu ingresso com um ensino de excelência nos conteúdos e a formação desse aluno como pessoa, futuro profissional, competente e responsável, o que significa desenvolver competências e habilidades para o exercício da cidadania, da vida cotidiana em sociedade. A esta área de equilíbrio de propostas chamamos de preparo para a vida.

O "Diário de bordo" será apresentado semanalmente, sempre às sextas-feiras. Fique por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário