sexta-feira, 29 de abril de 2011

"Diário de bordo" da Terceira Série do Ensino Médio: Professora Fernanda

Aqui, a saga de uma turma de alunos entusiasmados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências, ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade - e muitas expectativas do que vem por aí...

Do outro lado; Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sincronia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Hoje, com a palavra... a Professora Fernanda


Nome:
Fernanda Moreira da Silva

Formação:
Licenciatura Plena em Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
Pós -Graduação: Latu Senso: "Metodologia do Ensino- Aprendizagem de Geografia No Processo Educativo" - Faculdade de Educação São Luís- Jaboticabal/SP;
Pós-Graduação em Educação: Novos Paradigmas - Rede Pitágoras - 2011;
Curso de Aperfeiçoamento - CAP- Curso de Atualização profissional no ensino de Geografia - UBEE- União Brasileira de Educação e Ensino /CEPEMG: Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais;
Participação em seminários, congressos e eventos similares de caráter científico: Trabalho de Campo nas disciplinas de Biogeografia, Geologia, Geomorfologia, Geografia Rural e Pedologia.

Disciplinas que leciona  na 3ª série do EM:
Geografia

Faz parte da equipe CNSD desde:
2001

De que forma, dentro da sua disciplina, os alunos estão sendo preparados para esta transição: escola – faculdade  por meio do seu conteúdo:
A Geografia é vista através da contextualização de problemas sócio-econômicos e políticos e da utilização de divesos recursos de linguagens. As inovações tecnológicas (datashow- apresentação de slides, filmes, músicas, documentários, charges, pesquisas na WEB)  ajudam nesse processo de ensino-aprendizagem na medida em que servem como linguagens diferentes e enriquecedoras  na construção do conhecimento. Seja com questões-problemas, pesquisas, excursões, entrevistas; podemos trabalhar diversos temas contemporâneos (problemas ambientais, diferenças sociais, xenofobia, consumismo, conflitos étnicos e territoriais, violência, homofobia, pedofilia, entre outros) sem perder a característica técnica necessária, mas, de forma prazerosa, relacionando causa e efeito, a análise real e o contexto social em que ocorreram. Explorando assim a vivência e os valores, a autonomia e a contextualização de fatos e acontecimentos sociais contemporâneos.

Assim, o conhecimento dialético se processa enriquecendo a prática escolar e a sociedade. Acredito que desde as séries iniciais e há anos realizo um trabalho pautado no que acredito e que gosto de fazer. Atráves do exemplo de atitudes, palestras, conversas formais e informais e experiências vivenciadas pelos alunos, trabalhos em grupo, entre outros, consigo prepará-los para os desafios futuros e para uma sociedade mais justa.

Fala, Fernanda!
A Terceira Série é uma turma apaixonante, determinada, desafiadora, empolgante e crítica. Acompanhei os avanços desde a Primeira Série do E.M. e admiro o resultado de tanto empenho e esforço. Com certeza sairão dotados de valores e competências que enobrecem um ser um humano como: compaixão, amor ao que faz, determinação, idealismo, companherismo e preparados para os desafios futuros. Deixarão saudades!


O "Diário de bordo" será apresentado semanalmente, sempre às sextas-feiras. Fique por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário