segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sujeito oracional equivale a substantivo masculino singular


Mesmo quem conhece as regras de concordância pode derrapar em alguns casos. Um deles é o do sujeito oracional. Quando o sujeito de um verbo é uma oração, esse verbo fica na terceira pessoa do singular.

Assim:
Beber dois litros de água por dia faz bem à saúde.
Ninguém imaginaria fazer o verbo concordar com os dois litros de água, pois o que faz bem é beber os dois litros de água. Essa ação é que faz bem à saúde.

Muito bem. Se houver mais de uma ação, o verbo continuará no singular. Veja:
Beber dois litros de água e caminhar dois quilômetros por dia faz bem à saúde.

É com o conjunto de ações que o verbo concorda. Essa regra sofre alteração quando as ações são opostas, caso em que levam o verbo para o plural. Assim:
Amar e odiar fazem parte da vida.

Este último caso é mais raro. O que realmente aparece no dia a dia é o sujeito oracional, que pede verbo no singular. No fragmento abaixo, o redator quase acertou a concordância – o verbo está na voz passiva, portanto requer também a concordância nominal do particípio. Veja:
“Também decidiu reduzir a mistura de álcool na gasolina, mas não foi definida de quanto será a diminuição.”

O sujeito de “ser definido” é a oração “de quanto será a diminuição”. Como se trata de sujeito oracional, o verbo assume a forma neutra – terceira pessoa do singular e particípio no masculino singular. Para facilitar o raciocínio, pense que o sujeito oracional equivale a um substantivo masculino singular. Assim:

Também decidiu reduzir a mistura de álcool na gasolina, mas não foi definido de quanto será a diminuição.

Fonte: Uol Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário