quarta-feira, 15 de junho de 2011

Engenharia Civil é o curso mais procurado na PUC-Minas

Pais acompanham candidato durante prova
Foto: José Guilherme Camargo/Especial para Terra
O curso de engenharia civil foi o mais procurado pelos candidatos da PUC-Minas no vestibular do segundo semestre de 2011. Segundo a universidade, este é o quarto exame - o segundo ano consecutivo - que o curso lidera a lista dos mais concorridos. A relação foi de 13,20 candidatos por vaga na prova feita na tarde deste domingo nos campi de Belo Horizonte, região metropolitana do Estado.

De acordo com a presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo e vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, além do curso de engenharia civil ser muito tradicional na universidade, houve uma demanda, nos últimos anos, por profissionais que atuassem na área. "Na medida em que há crescimento econômico, a procura por engenheiros é maior", disse.

Ao todo, dentre a lista dos dez mais procurados, cinco são engenharias (mecânica, civil, elétrica, química). Cursos como direito, odontologia, arquitetura e publicidade completam a lista.

O candidato Pedro Henrique Miranda, 18 anos, conta que escolheu fazer vestibular para engenharia civil por causa da "boa remuneração" e por acreditar que faltam profissionais qualificados na área. "Não estudei muito, se tivesse me dedicado mais eu me sairia melhor, mas estou confiante, espero passar", afirmou.

O estudante Antônio Augusto Morais, 23 anos, que concorre à engenharia mecânica, foi um dos primeiros a completar a prova, em 1h30min. Mesmo sendo um dos cursos mais concorridos, ele disse que está confiante: "esta será a minha segunda graduação, a prova estava um pouco puxada, mas acredito que posso passar".

A redação foi baseada em uma charge que expõe a falta de valorização dos professores no País. Na ilustração, um homem faz o seguinte questionamento: "Falta de professores? E se criássemos um alternativo plano de carreira?". Os candidatos deviam dissertar sobre a questão: "Por que (não) ser professor?". As colegas Daniele Faria e Gabriela Lessa, ambas de 18, que prestaram vestibular para publicidade, encontraram dificuldade de desenvolver o tema. "Estava difícil, por ser um artigo de opinião, não consegui dissertar sobre o assunto", disse Gabriela.

Daniele, que encontrou o mesmo problema da pela amiga para desenvolver a redação, disse que o restante da prova estava fácil. "Eu estava confiante, até saber que publicidade foi um dos cursos mais concorridos. Agora vamos ver no que vai dar", disse.

Segundo a vice-reitora, o vestibular ocorreu "dentro da normalidade". Ao todo, 17 candidatos passaram mal e foram atendidos. Ainda de acordo com ela, os 20 minutos de tolerância para o fechamento dos portões foi considerado dentro dos padrões da universidade. "Avaliamos o movimento dos candidatos, a tolerância tradicionalmente é entre 15 a 20 minutos", afirmou.

O resultado do vestibular do segundo semestre da PUC-Minas será divulgado no dia 5 de julho. As inscrições podem ser feitas nos dias 8 e 9 de julho.


Fonte: Terra Educação - Por José Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário