segunda-feira, 27 de junho de 2011

"Mapeando o corpo"

Atividade de 'Geografia' realizada pelos alunos dos 2ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores.





O trabalho foi realizado com o objetivo de iniciar as representações sobre a organização espacial. Sendo assim, o primeiro passo foi o mapeamento do próprio corpo das crianças. Com essa representação, ampliamos a ideia de que podemos através do desenho representar objetos e diferentes espaços.

Trata-se do primeiro passo para o conhecimento de conceitos cartográficos. Aproveitamos então, o mapeamento dos corpos dos alunos para transformar o trabalho em uma atividade familiar, integrando à temática "Festa Junina".

A ajuda da família na criação dos bonecos, foi fundamental, especialmente na elaboração dos trajes juninos. Em sala de aula, cada criança apresentou o seu trabalho contando o que fez, quem ajudou, como fez, que material usou e do que mais gostou na atividade.
O resultado foi surpreendente! As crianças ficaram encantadas quando chegaram a festa e viram seus trabalhos decorando toda a escola.

O capricho e a dedicação dos alunos dominicanos e suas famílias deixaram a nossa festa maravilhosa!

Professoras Karla e Cássia - 2º ano do Ensino Fundamental 1








"Ao ler a agenda de minha filha Lays, fiquei preocupada, pois um trabalho com aquela dimensão para uma criança de 7 anos, seria uma missão muito delicada. Pois acredito que crianças desta idade, não estejam acostumadas com este estilo de trabalho.
Mas foi muito divertido e gratificante, pois foi um trabalho que envolveu todos de minha casa. Um trabalho da disciplina de Geografia, que demonstrou um grande envolvimento de todas as áreas, com noções de cultura, geometria e artes plásticas.
A cada pincelada que ela fazia, era um 'opa', ou um paetê no lugar errado, ouvia-se um sonoro 'mamãe, caiu fora', a responsabilidade era enorme porque além de ser um trabalho, era o enfeite para a tão esperada 'Festa Junina'.
Com esta atividade, pude perceber que minha filha era capaz de fazer grandes trabalhos. Não posso deixar de agradecer à Professora Cássia, à Coordenadora Eliana Prata e demais colaboradores - em especial à Diretora Marta Fabri pela belíssima equipe de trabalho CNSD."
Graziella e Adelino - Pais da aluna Lays Santos Riberio do 2º ano B









"O trabalho do 'EU' foi muito interessante de ser feito. Nos deu a oportunidade de estreitar os laços de criança-família. Pois a família inteira participou da confecção. Nos fez colocar a criatividade para funcionar. E trabalhou o esquema corporal da criança, conhecimento do eu, relação corpo-espaço, conhecimento do
corpo em relação às medidas e tamanhos, características físicas e até pessoais.
Trabalhos assim, fazem a família e a criança crescerem. "
Caroline Delfino Mãe da aluna Júlia Delfino Costa Maia - 2º ano A


"O trabalho do 'Eu' foi muito legal e divertido. O que mais gostei foi deitar na folha e ter meu corpo desenhado. Aí mostrou como sou. Fiquei linda, até a minha roupa eu escolhi.
Júlia Delfino Costa Maia - Aluna 2º ano A









Nenhum comentário:

Postar um comentário