terça-feira, 14 de junho de 2011

"O prazer em escrever"

A palavra texto significa "tecido". Com efeito, o texto é um tecido composto de palavras que se reúnem em frases, períodos e parágrafos. Mas antes de assumir essa forma, o texto começa na mente de quem vai escrevê-lo.

"O escrever" é comprometer-se intelectualmente, é assumir antes um compromisso com você mesmo diante do que pensa sobre o assunto, sobre aquilo em que acredita, sobre aquilo que forma seu conjunto de valores e concepções do mundo. Escrever é conhecer-se, é deliciar-se pelas palavras, é sentir prazer pelo que escreve como dizia Clarice Lispector - "é lembrar-se do que nunca extistiu" - e, segundo Roland Barthes - "é espantar-se".

Por acreditar nisso, estamos desenvolvendo as aulas de Produção Textual com os alunos do Ensino Fundamental 1 do Colégio Nossa Senhora das Dores, com o intuito de apresentar-lhes uma forma prazerosa de escrever, pois quando há prazer no que fazemos, tudo fica mais fácial, é mais gostoso, não percebemos o passar das horas, sentimos-nos bem, ficamos de bem com a vida.

As aulas têm sido assim, temas envolventes, que fazem parte do dia a dia dos alunos, permitindo a eles essa intimidade e daí poderem falar e argumentar sobre. E uma das atividades propostas foi apresentar-lhes o seriado "Todo mundo odeia o Cris". Um programa humorístico que aborda um dos temas mais polêmicos vividos: o "bullying". Ao trabalharmos com o seriado, foi possível levantar os pontos positivos e negativos do programa e apontar sua verdadeira influência, de acordo com a opinião dos alunos, para a nossa sociedade, principalmente, para as crianças e jovens.



O trabalho foi incrível e o resultado muito mais, os alunos gostaram tanto de trabalhar com este tema, que muitas aulas foram utilizadas com este objetivo. Para finalizar, foi solicitado que eles escrevessem uma carta ao leitor do Blog CNSD.

Professora Cristiane Barcelos e alunos dos 5º anos



A partir de amanhã (15.6), acompanhe diariamente os textos que os alunos produziram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário