quarta-feira, 13 de julho de 2011

Coordenadoras pedagógicas do CNSD na VII Conferência Latino-americana de Educação Montessori

Entre os dias 13 e 16 de julho, as Coordenadoras Maria das Graças Soares e Silva e Jacqueline Bastos Stacciarini participarão da VII Conferência Latino-americana de Educação Montessori, tendo como tema “Montessori: Educação, Ciência e Sustentabilidade”.

O evento terá como sede o Centro Educacional Menino Jesus, instituição montessoriana de Florianópolis (SC). O objetivo é discutir as práticas educacionais, integrar os educadores e qualificar a presença e atuação das escolas Montessori no mundo, já que contará com a presença de conferencistas de renome internacional: Philip Gang e Marsha Snow, que irão proferir as palestras de abertura da Conferência e coordenarão a oficina Colagens para sustentabilidade, mapeando nossa visão de mundo.

Philip Gang é autor de “Repensando a Educação”, detalhada visão da educação para o paradigma emergente baseada nas novas ciências e no legado de Maria Montessori. Ele também desenvolveu “Nosso Planeta, Nossa Casa (OPOH)” e “Educação Consciente: a ponte para a liberdade”.

Marsha Snow foi uma das criadoras do Projeto “Jardim de Comestíveis das Crianças”, um programa que objetiva incluir os jardins de permacultura nas escolas públicas, e também é fundadora da Escola Nova Montessori em Christchurch, Nova Zelândia.
Ambos acreditam que seu “Grande trabalho” (missão) é colaborar para o surgimento de uma nova educação que irá ajudar a “sanar a descontinuidade radical entre os seres humanos e o mundo natural”.

Além disso, a Conferência oferecerá oficinas que enobrecerão a prática montessoriana.

Como enriquecimento cultural, as Coordenadoras conhecerão um dos locais mais lindos do Brasil. O evento acontecerá na Ilha da Magia, como é conhecida Florianópolis (SC). Ela possui 42 praias e oferece muitas atrações como a Baleia Franca Austral, as fortalezas que cercam Santa Catarina, a Catedral Metropolitana, o Museu Histórico e o Mercado Público.
 
Relato da Coordenadora Graça sobre a VII Conferência Latino-americana de Educação Montessori.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário