sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Diário de bordo" da Terceira Série do Ensino Médio: Bruna Majela Soraggi

Aqui, a saga de uma turma de alunos entusiasmados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências, ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade - e muitas expectativas do que vem por aí...Do outro lado; Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sincronia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Extrovertida, simpática e bem-humorada, Bruna que ser surpreendida na 'nova vida' que se aproxima.


Nome completo
Bruna Majela Soraggi

Idade
17 anos

Como é conhecido no CNSD?
Bruninha

Desde quando estuda no colégio?
Desde 2007.

Qual a sensação de ser o último ano de "escola"?
Nossa... é ruim... e é bom.
É uma despedida diária, já que não terá mais escola, que foi a última festa junina.
Esta, é a melhor fase da vida, agora só expectativas!

O que pretende cursar e onde?
Ainda estou em dúvida entre Publicidade e Direito.
Pretendo cursar USP.

Qual a expectativa para 2012?
Fazer faculdade, ter novas experiências e surpreender-me...

Do que mais sentirá saudade?
De todo mundo da sala. Dos professores que se transformaram em amigos. De acordar cedo e vir pra escola! Das viagens em grupo, de reunir-me com a 'galera' do colégio.
Sentirei saudade... da sensação de ter um ponto de referência - o CNSD.


Veja abaixo a escolha de Bruna para 2012:
Sobre o curso "Direito"
Uma carreira de muito estudo e provações espera os interessados no mundo da justiça. O Direito é uma profissão que vê com bons olhos os graduados em escolas tradicionais -aquelas que têm os vestibulares mais disputados-, aplica três vezes por ano um exame que define quem entra no mercado de trabalho e exige dos profissionais uma infinidade de concursos
O Brasil tem hoje 532.219 advogados, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A média é de um advogado para cada 352 habitantes. A maioria deles, 179.740, é filiada à seccional de São Paulo da Ordem. Em seguida vêm os registrados no Rio de Janeiro, e, em terceiro lugar, o quadro de advogados de Minas Gerais.

Os advogados são os profissionais mais numerosos no mundo da Justiça brasileira. Para efeito de comparação, há cerca de 17.000 juízes em todo o país, segundo dados da Associação Brasileira de Magistrados (ABM).

A universidade
Os cursos de graduação duram cinco anos, e as principais disciplinas estudadas são direito penal, processual e civil, constitucional, tributário e administrativo, direito do trabalho e direito do consumidor, além de criminologia, legislação, economia e filosofia.

Ler de tudo
A função do advogado (do latim "ad vocatus", que significa "o que foi chamado") é fazer aconselhamento jurídico. Ele pode trabalhar como autônomo ou em grandes escritórios, nas áreas criminal, penal, cível, trabalhista, e outras diversas. Invariavelmente, leva trabalho para casa.

"Normalmente, trabalha-se mais de oito horas e, às vezes, nos fins de semana", conta Jarbas Machioni, advogado há 25 anos, que preside a Comissão de Assuntos Institucionais da OAB. "Desde o estágio já é assim", afirma. "O trabalho envolve muita pesquisa, redação e leitura de tudo, tudo o que traga cabedal à carreira do advogado", alerta, lembrando a frase de Pontes de Miranda: "Quem se contenta em ler lei é um louco, um criminoso que o código esqueceu de enquadrar."Em menor número, porém não com menos importância, figuram na Justiça os promotores, que atuam nos ministérios públicos recebendo denúncias e promovendo a investigação de pequenos e grandes casos. "O promotor é uma espécie de ombudsman - com muitas aspas - da sociedade", destaca Marcelo Vigliar, autor de livros sobre o trabalho, que exerceu por 14 anos em São Paulo. "O promotor, no Brasil, tem uma função bastante distinta do que no resto do mundo, porque o Ministério Público ganhou força muito grande no Congresso a partir da Constituição de 1988 e conseguiu acumular funções importantes."Uma das atividades é receber o público para ouvir denúncias. Se o caso diz respeito somente a quem buscou orientação, o promotor deve encaminhar a pessoa a um advogado ou outra autoridade. "Mas se a pessoa for denunciar que uma empresa está derramando ácido num rio, por exemplo, o promotor deve pegar o caso para si e dar continuidade no Ministério Público".Numa outra ponta estão os juízes, profissionais que seguem a magistratura. São cerca de 17.000 no país, segundo a Associação Brasileira de Magistratura (ABM). Ao juiz cabe julgar os casos levantados pela Justiça. A carreira pode ser feita nos âmbitos municipal, estadual e federal, e os cargos são concursados. Um recém-aprovado em concurso para juiz federal, por exemplo, começa a carreira como juiz substituto, com salário de R$ 10.055,40.

Fonte: G1

Sobre o "Curso Publicidade e Propaganda"
Uma profissão que tem como principal desafio envolver e surpreender o público. É desta maneira que o professor Arlindo Ornelas Figueira Neto, o Piu, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de São Paulo (USP) define a carreira.

 Há pelo menos três anos consecutivos o curso de Publicidade e Propaganda é o mais concorrido do vestibular da Fuvest (fundação que realiza o processo seletivo da USP). Neste ano, por exemplo, são 45,74 candidatos disputando uma das 50 vagas do curso. Uma concorrência muito grande para um mercado saturado, que, segundo os profissionais ouvidos pela reportagem, não tem como absorver todos esses formandos.

''Há muitos anos o curso de Publicidade e Propaganda é o mais procurado na USP. Acho que muito disso é uma visão um pouco exagerada e glamourizada da profissão. Quando presta vestibular, o aluno não tem uma visão muito clara do que espera por ele num curso de publicidade. Eles acham que aqui vão encontrar uma fórmula para a criatividade'', avalia o professor Figueira.

Logo nos primeiros meses do curso, o aluno terá uma noção da carreira e saberá em quais áreas pode atuar: atendimento, mídia, planejamento, criação e produção. ''Quando ele entra no curso, ele é apresentado a outras possibilidades de trabalho na carreira. Ele vai entender que a criação não é a única área para trabalhar e que a base teórica é muito importante para o desenvolvimento da profissão'', disse Figueira.

O publicitário faz o atendimento entre agências e clientes, planeja campanhas e faz cálculos de investimentos em mídias. Ele também traça as metas e objetivos de um cliente, cria um plano de comunicação e estuda o mercado atual, a concorrência e o público consumidor. Ao final de tanto trabalho, a peça publicitária é disponibilizada.


Disciplinas
As principais disciplinas no início do curso são redação, criação, mídia, redação publicitária, introdução à publicidade, criatividade e história da arte. Essas matérias servirão como base para que o aluno tenha uma noção das áreas de atuação no mercado de trabalho e saber onde terá prazer em trabalhar.

''É nesse período que o aluno vai ter condições de perceber em qual área da publicidade ele tem mais afinidade para trabalhar'', disse o professor José Fernando Azevedo, coordenador do curso de publicidade e propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). ''Tive alunos que eram excelentes na parte de criação, por exemplo, mas queriam trabalhar em planejamento'', completou.

Segundo o professor Azevedo, no segundo semestre, por exemplo, os alunos começam a ter aulas de fotografia e planejamento. Depois aprendem pesquisa de mercado. Em seguida, passam a ter um pouco de noção sobre o comportamento do consumidor e como isso se reflete no mercado. ''O nosso objetivo é formar um profissional preparado para enfrentar o mercado de trabalho que está cada dia mais seletivo e mais competitivo. Mas também preparamos o aluno para ele montar seu próprio negócio'', afirmou.

Fonte: G1

Sobre a "USP - Universidade de São Paulo"
A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública e gratuita, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

Atualmente, os rankings mais importantes são os do Institute of Higher Education Shanghai Jiao Tong University, criado em 2003, e o do The Times (2004). Na última edição do Shanghai University (2010), que classifica as 500 melhores universidades do mundo, a USP ficou na 143ª posição. No índice do jornal inglês The Times, a USP obteve em 2010 o 232º lugar.

O 2010 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, do Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan, que também classifica as 500 melhores instituições de ensino e pesquisa do mundo, atribuiu à USP a 74ª posição. A instituição é a primeira colocada, nesse ranking, entre as universidades latino-americanas. Para chegar a esse resultado, o Council of Taiwan analisou dados obtidos a partir do Science Citation Index (SCI) e do Social Sciences Citation Index (SSCI).

Em outra classificação considerada importante pela comunidade científica mundial, o Webometrics Ranking of World Universities, a Universidade é a 122ª colocada.

Esse desempenho, gerado ao longo de quase 75 anos de uma intensa busca pela excelência, permite à USP (fundada em 1934) integrar um seleto grupo de instituições de padrão mundial.

Sua graduação é formada por 229 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 40 unidades e oferecidos a quase 56 mil alunos.

Fale com a USP.

Fonte: USP


O "Diário de bordo" será apresentado semanalmente, sempre às sextas-feiras. Fique por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário