quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dicas para a criança dormir sem reclamar e ter um bom sono

As crianças sentem muito mais sono que os adultos e precisam de noites bem dormidas para garantir um bom desenvolvimento. Mas os pequenos costumam reclamar desse momento tão precioso para suas saúdes, alegando que ainda não estão com vontade de dormir. O problema para essa aparente falta de sono está, muitas vezes, nos próprios adultos, que oferecem doses extras de energia para a criançada minutos antes da hora de dormir. Outro risco pode estar na relação, indevida, entre sono e castigo. Muitos pais acabam perdendo a paciência e tornam esse momento uma tortura.

Veja, abaixo, algumas importantes dicas para melhorar o início do sono das crianças e fazer com que elas se sintam mais felizes em ir para a cama mais cedo:

Torne o início do sono um momento relaxante: faça a criança dormir com música suave. Cantar canções de ninar é um meio eficiente de fazer uma criança dormir. Ler ou contar estórias, contos e poemas para sua criança enquanto elas se estendem na cama é um outro importante e efetivo modo de induzi-las ao sono.

Exercícios diários: o que a criança faz ou deixa de fazer durante o dia afeta a maneira como ela dorme. Uma maneira simples de assegurar que ela tenha sono ao final do dia é fazer com ela alguns exercícios leves, de preferência pela manhã.

Luz do sol: passeios matinais sob a luz do sol são muito positivos, pois ajudam os componentes químicos do cérebro a estabelecer o ciclo diurno normal.

Chá de camomila: um bom remédio para a insônia é um copo quente de chá de camomila, que realmente funciona, sem açúcar ou adoçantes. O chá é mais recomendável que o leite morno (o leite industrial, não o materno), pois este pode ser uma possível fonte de alergia e requer uma digestão prolongada, o que não ajuda em nada a se conseguir um sono tranquilo.

Banho quentinho antes de dormir: um banho morno antes de ir se deitar é agradável, relaxante. E saudável, e um bom caminho para induzir ao sono tanto adultos quanto crianças: o banho noturno limpa o corpo, amacia a pele, revigora o sistema respiratório e relaxa a mente.

È importante evitar os seguintes aspectos:

Brigar com a criança antes de mandá-la para a cama: não brigue com seu filho nem com qualquer outra pessoa na casa. Por serem criaturas emotivas, as crianças são muito mais afetadas pelos sentimentos negativos que emergem desses conflitos do que os adultos. Os adultos podem se ressentir durante mais tempo, mas as crianças são mais profundamente afetadas por esses distúrbios emocionais.

Dar comida pouco antes de dormir: a comida precisa de tempo para ser digerida. Enquanto dormimos, a digestão é mais lenta do que quando estamos acordados. Resultado: gases, sensação de estar muito cheio e dores estomacais. É claro que nenhuma dessas condições ajuda a obter um sono reparador. Mas não confundamos refeição com a amamentação, que provoca sono. Bebês e crianças de colo em fase de amamentação devem tomar o leite materno quantas vezes quiserem.


Fonte: Uai 

Nenhum comentário:

Postar um comentário