quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alunos CNSD conhecem "Museu Casa de Portinari"

Alunos dos 3ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores visitam "Museu Casa de Portinari" e a Igreja "Bom Jesus da Cana Verde".


"Um dos projetos desenvolvidos nas turmas dos 3ºs anos do é 'A relevância do Ensino da Arte para o Ensino Fundamental 1'. Inicialmente, os alunos conheceram a biografia do artista Candido Portinari e um pouco sobre as suas obras. Foi solicitado uma releitura de alugmas de suas telas; recebemos trabalhos lindíssimos e muito criativos.
Este projeto foi desenvolvido durante algumas semanas e para finalizá-lo com excelência, programamos uma aula-passeio à Brodowski e à Batatais. Visitamos o Museu Casa de Portinari e a Igreja 'Bom Jesus da Cana Verde'. Nesse passeio, foi possível conhecer de perto a vida do artista e apreciar suas obras."
Professora Luciana Oliveira



"Eu achei interessante ficar sabendo além de telas, Portinari pintava também painéis e que na Igreja de Batatais, tem o maior acervo de obras feitas por ele."
Vivian Beatriz -3º ano 'A'

Tela produzida por aluno

Tela produzida por aluno

Candido Portinari nasce no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café em Brodoswki, no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebe apenas a instrução primária. Desde criança, manifesta vocação artística. Aos 15 anos, vai para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes.
Em 1928, conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Vai para Paris, onde permanece durante todo o ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari decide, ao voltar para o Brasil, em 1931, retratar em suas telas o povo brasileiro, superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista a anti-acadêmica moderna.
Em 1935, obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, a segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada “Café”, retratando uma cena de colheita típica de sua região de origem.

Sobre o Museu
Instalado na cidade de Brodowski - São Paulo, o Museu Casa de Portinari foi inaugurado em 14 de março de 1970, no local onde residiu, em sua infância e juventude, o famoso pintor Candido Portinari.
Trata-se de um museu de pequeno porte, constituído de uma casa principal, dois anexos e uma capela,que abriga importantes obras de Portinari produzidas em pintura mural, nas técnicas de afresco* e têmpera, bem como estudos, objetos de uso pessoal e profissional, móveis, utensílios e documentos do artista e de sua família.





Nenhum comentário:

Postar um comentário