quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

10 questões para entender Clarice Lispector

Ao lado de Caio Fernando Abreu, Arnaldo Jabor, Luis Fernando Verissimo e alguns outros nomes, ela é uma das autoras mais citadas nas redes sociais, com frases atribuídas a ela que, na maioria das vezes, nunca foram ditas. Clarice Lispector, que faria 91 anos no próximo dia 10 de dezembro é, sem dúvida, um sucesso de público. Mas esse público realmente conhece a sua obra? E você, conhece a obra dessa escritora, que já foi comparada a Virginia Woolf e Franz Kafka?

Para lembrar o aniversário de nascimento de Clarice, conversamos com duas especialistas que - essas sim - conhecem a obra da escritora com profundidade. Ambas são autoras de teses de doutorado que tiveram como tema central justamente a obra de Clarice Lispector. "Clarice inaugura a prosa introspectiva no Brasil, deixando de lado os acontecimentos exteriores para privilegiar sensações e impressões", afirma Suzana Sá Klôh, professora da Universidade Católica de Petrópolis e autora do trabalho intitulado "Clarice Lispector e o narrar-se". "Clarice tem uma grande capacidade de transmitir através das palavras o mundo além dos aspectos sensíveis", completa Mona Lisa Bezerra Teixeira, autora do trabalho "Imagens da infância na obra de Clarice Lispector".

Leia dez questões fundamentais para entender a obra de Clarice Lispector. E, depois, não deixe de ler (ou reler) os livros de Clarice. Boa leitura!


Fonte: Educar para crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário