terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mesmo aprovados para a 2ª fase da USP, candidatos levam Unesp a sério

Os candidatos do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) começaram o segundo dia de provas, nesta segunda-feira (19), com uma informação a mais: o resultado da primeira fase da Fuvest, que dá acesso à Universidade de São Paulo (USP). A lista de convocados da USP foi divulgada na manhã desta segunda, e mexeu com a cabeça de vários estudantes que participam dos dois processos seletivos.

 "Acabaram as minhas férias", afirmou a vestibulanda Flávia Gelli, de 19 anos, que se inscreveu para o processo seletivo de veterinária nas duas instituições. Sua prioridade é a Unesp de Jaboticabal - segundo ela, a estrutura do curso na USP não é boa. Por isso, no domingo (18), a estudante entrou na sala de provas já pensando em descansar após a segunda fase.


Mas, ao descobrir que foi aprovada para a segunda fase da Fuvest, Flávia conta que sua mãe mudou seus planos. "Ela vai me obrigar a ir ao cursinho", afirmou ela nesta segunda.

Boa parte dos cursinhos pré-vestibulares têm aulas até a sexta-feira (23). A segunda fase da Fuvest acontece nos dias 8, 9 e 10 de janeiro.

Alex Jacuk Herman, de 18 anos, também foi aprovado para a segunda fase do vestibular para relações internacionais na USP, mas tem mais vontade de cursar a mesma carreira na Unesp de Franca. "Mas fiquei contente, claro", afirmou o vestibulando.

Desde o dia 12 de dezembro, quando fez as provas práticas da Unesp, a candidata Angel Robinson, de 19 anos, ficou mais confusa sobre qual universidade cursar. A estudante presta artes cênicas na Unesp, pedagogia na USP e pedagogia e artes do corpo na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.
"Depois da prova prática fiquei com muita vontade, tivemos prova escrita sobre peças, prova de expressão corporal e uma discussão sobre Paulo Freire", afirmou a candidata antes de começar a prova da Unesp no domingo (18), e antes de descobrir que foi uma das aprovadas para a segunda fase da USP.

Para alguns estudantes, porém, o resultado da Fuvest não fez diferença. É o caso do candidato de economia André Bruni, que não esperava passar na USP. "Sei que não passei", afirmou ele antes de começar a prova do segundo dia da Unesp.

O candidato está confiante de que vai conseguir uma vaga na Unesp de Araraquara, porque afirmou ter ido bem em humanas e achado tranquilas até as questões de exatas consideradas mais difíceis pelos professores de cursinho.

Nesta segunda, a prova da Unesp contém 12 questões de português e língua estrangeira e uma redação. "Estou muito confiante", disse o vestibulando, que ainda concorre a uma vaga em administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Fonte: G1 - Vestibular e Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário