sexta-feira, 29 de julho de 2011

Valores Humanos em sala de aula

Na primeira quinzena de julho, os alunos do Ensino Fundamental 1 do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram de oficinas especiais.



As atividades foram planejadas com o intuito de reforçar a importância dos 'Valores Humanos e Dominicanos' no dia a dia do aluno.
A Educadora Érika Alvim promoveu entre as crianças dos 4ºs anos, a dinâmica 'Auxílio Mútuo' que tinha como objetivo a reflexão sobre a importância do próximo na vida do ser humano.



"Enquanto brincam, as crianças ficam mais propícias a assimiliarem a aprendizagem. A ludicidade permite que os alunos vivenciem os valores (como o respeito, a amizade, o companheirismo, a colaboração e a partilha) na essência, de forma natural e espontânea."
Érika Alvim




"A atividade foi muito legal e interessante. Quando a 'tia' Érika falou que deveríamos chupar o pirulito, mas o braço teria que continuar 'congelado'; fiquei pensando e descobri que mexendo o braço para o lado, o pirulito poderia ser para o meu amigo."
Mell Cunha - Aluna do 4º ano

 

"Tudo que eu preciso saber, aprendi no 'Jardim de Infância! Tudo o que eu preciso saber sobre a vida, o que fazer e como ser, eu aprendi no 'Jardim de Infância'. A sabedoria não estava no topo da montanha de conhecimento que é a faculdade, mas sim, no alto do monte de areia do 'Jardim de Infância'."
Autor desconhecido

Brasileiros ganham medalhas em competição internacional

Estudantes brasileiros conquistaram três medalhas de prata e três de bronze na 52ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada em Amsterdã, Holanda. O resultado deixou o Brasil na 20ª colocação geral.

O país foi representado por André Macieira Braga, Henrique Fiúza do Nascimento e João Lucas Camelo Sá, que ganharam prata, e Débora Barbosa Alves, Maria Clara Mendes Silva e Gustavo Lisbôa Empinotti, bronze. A equipe foi liderada pelos professores Nicolau Corção Saldanha e Eduardo Tengan. Maria Clara, Henrique e André são alunos de escolas públicas.

Um comitê internacional escolheu os problemas a serem resolvidos entre os propostos pelos países participantes. As provas, realizadas em dois dias consecutivos, abrangeram álgebra, teoria dos números, geometria e análise combinatória. A cada dia, os participantes tiveram quatro horas e meia para resolver três problemas. A resolução exigiu dos estudantes mais criatividade, engenho e habilidade em matemática do que conhecimentos de fórmulas aplicadas.

Considerada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) a competição mais importante da área, a IMO contou com a participação 564 estudantes de 14 a 19 anos, representantes de 101 países. O Brasil participa da competição desde 1979. Desde então, obteve oito medalhas de ouro, 26 de prata e 62 de bronze.


Fonte: Mec - Por Diego Rocha

quinta-feira, 28 de julho de 2011

CNSD na mídia

Jacqueline Stacciarini e Maria das Graças Soares e Silva,
coordenadoras do CNSD, ladeam Philip Ghang e Marsha Snow Morgan
conferencistas da VII Conferência Latino-americana de Educação Montessori

MONTESSORI.
De 13 e 16 de julho, as coordenadoras do CNSD, Maria das Graças Soares e Silva e Jacqueline Bastos Stacciarini participaram da VII Conferência Latino-americana de Educação Montessori, realizada em Florianópolis (SC), tendo como tema “Montessori: Educação, Ciência e Sustentabilidade”. O evento discutiu as práticas educacionais, integração de educadores e qualificação das escolas Montessori no mundo, e contou com presença dos conferencistas internacionais, Philip Ghang e Marsha Snow Morgan, da Nova Zelândia.

Fonte: Jornal da Manhã - Por Jorge Alberto Nabut (27/07/11)

Universidades federais concluíram 1.697 obras, 53 estão com problemas

O Ministério da Educação coordena, no momento, juntamente com as reitorias das universidades federais 3.608 obras. Nada menos do que 1.697 estão concluídas, 998 em execução e as demais em fase de planejamento, licitação ou outros procedimentos administrativos. Apenas 53 obras se encontram paralisadas em 20 universidades federais. Em todos os casos, a paralisação deve-se a problemas com a empresa responsável. Em todas essas situações a empresa abandonou o canteiro de obras ou demonstrou incapacidade operacional da empresa vencedora da licitação, levando a rescisão contratual.

Desde 2003, com o Programa de Expansão, e posteriormente em 2007 com o Programa Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), as universidades federais tiveram condições de realizar reformas e iniciar obras para a ampliação de suas estruturas.

Entre as obras já entregues às comunidades acadêmicas, estão 368 laboratórios, 383 salas de aula, 82 bibliotecas, 51 restaurantes universitários, 53 instalações de moradias estudantis, além de novas instalações administrativas, áreas de vivência, de circulação e infraestrutura viária e de urbanização.

Contabilizando as obras em andamento, são 3,5 milhões de metros quadrados de novas instalações nas instituições.

Com o programa de expansão, também foi possível interiorizar o ensino superior público. Cidades que antes não possuíam universidades federais passaram a contar com estruturas universitárias. Em 2003, os 148 campus das 45 universidades até então existentes estavam presentes em 114 municípios. Atualmente, são 59 universidades federais com 274 campus – sendo 126 novos – em 230 cidades.

A oferta de vagas nas universidades federais mais que dobrou. Eram 109,2 mil em 2003 e são 235,6 mil em 2011. Como consequência da expansão, as matrículas nos cursos de graduação presenciais também aumentaram passando de 527,7 mil em 2003 para 696,7 em 2009.


Fonte: Mec - Assessoria de Comunicação Social 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Alunos CNSD homenageiam 'Avós'

Durante as aulas de Língua Portuguesa com a Professora Ana Rita e História com a Professora Bianca, os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental 1, estudaram sobre as 'famílias' e produziram cartas homenageando seus 'Avós'.



A atividade ainda promoveu um encontro familiar (alunos e avós) na sala de aula.



Foi uma tarde festiva e especial em que as crianças leram suas cartas e se deliciaram com as quitandas preparadas pelas avós.


"Querida Professora,
Em primeiro lugar, quero expressar a alegria imensa de poder estar fazendo "dois dedos de prosa" com a senhora, e poder lhe dizer que para mim, é uma honra, a oportunidade de nós avós, contarmos que um dia também fomos crianças.
Tive a benção de ter uma família maravilhosa que me deu todo o carinho do mundo e que me ensinou a amar a Deus e ao próximo!
Tive 3 mães: minha mãe biológica que era a querida bisa Gina, minha mãe do coração - a inesquecível Tia Nena - irmã da minha mãe, e vovó Maria pelo lado materno. Devo a elas, tudo que sei de culinária. E com meu pai, aprendi sábios ensinamentos que guardamos com muito carinho em nossos corações e pela música clássica, boleros, músicas italianas. Com o meu avô espanhol, tenho todo o orgulho em poder dizer, que aprendi muito do idioma espanhol.
Estudei muito, formei-me professora e dei aula durante 5 anos. Depois trabalhei em um escritório contábil. Hoje em dia, sou professora de espanhol e italiano na Uniube.
Ainda me lembro das cantigas de roda que minhas mães e vovó me ensinavam, desde: "Capelinha de melão", "Menina tu és a uva". até as canções infantis típicas da Espanha e da Itália.
Tive 4 filhos: Ana Carolina (mãe de Carolina e Camilla), Monalisa (casada há 1 ano), Aline (mãe de Bruno Augusto) e Paulo Hernando, que é um 'dauzinho' de 26 anos, benção de Deus em nossas vidas.
E melhor que isso, minha querida Professora, é poder sentar-me com eles ao redor de uma mesa e repetir todos os dias:
- Papai do céu, obrigada por tudo, que nunca falte o alimento e o pão de cada dia para as crianças do mundo inteiro. Amém e 'cosi sia' (expressão italiana que significa 'que assim seja').
E juntinho a eles, tomar suco com pipoca."
Carta escrita pela Vovó Nina.





ProUni: Terceira chamada acontece na próxima quinta-feira, 28

O resultado da terceira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), inicialmente previsto para esta segunda-feira, 25, será divulgado na próxima quinta-feira, 28.

A prorrogação no calendário ocorre a pedido das instituições de ensino superior que solicitaram maior prazo para o lançamento das bolsas concedidas aos candidatos pré-selecionados na segunda chamada.

A partir desta quinta-feira, 28, os estudantes inscritos poderão verificar se foram pré-selecionados na página eletrônica do programa. O novo prazo para comprovação da documentação e realização da matrícula nas instituições de ensino termina em 3 de agosto.

Consulte o cronograma atualizado.

Fonte: Mec - Assessoria de Imprensa da Sesu

terça-feira, 26 de julho de 2011

Aula Experimental de Física no Colégio Nossa Senhora das Dores


Os alunos das 1ªs Séries do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora das Dores participaram de uma aula experimental de Física com o Professor Welington, afim de revisar os conteúdos de Mecânica, Termologia e Ondas.



Os experimentos foram feitos com materiais de baixo custo (materiais recicláveis).




Veja outras fotos.

Um menu degustação só para calouro

Para ajudar vestibulandos indecisos, algumas instituições têm visitas monitoradas que auxiliam os vestibulandos a fazer a escolha certa.

No programa Aluno por um Dia, da ESPM, o jovem assiste uma apresentação sobre a universidade e depois segue, sozinho, para a sala de aula. "Não tem ninguém ciceroneando, mostramos a sala e largamos o moleque", conta Ismael Rocha Jr., diretor de extensões e operações da instituição.
Monica Zambolin, de 20 anos, visitou o câmpus em fevereiro e adorou a experiência, que a ajudou a escolher a profissão, Design Gráfico. No ensino médio, ela queria Medicina, mas dois anos de cursinho e a frustração de não conquistar a vaga dos sonhos a fizeram repensar a opção.

Design Gráfico surgiu após conversas com uma amiga que faz o curso. A visita à ESPM a levou a bater o martelo. "A melhor coisa que aconteceu foi não passar em Medicina", diz. "Claro que tem marketing por trás (da visita), mas eles têm carinho por fazer isso."

Fernando Dias de Toledo, de 19 anos, no 4º semestre de Publicidade da ESPM, abandonou sua indecisão crônica depois da visita. Apesar da dúvida entre Veterinária, Gastronomia e Engenharia de Produção, ele estava aberto a outras ideias. "Foi ótimo ver como a profissão funciona, sentir o dia a dia da faculdade."
Conhecer a dinâmica universitária leva gente muita gente aos câmpus. Leonardo Pangardi, de 18 anos, participou em setembro do programa Open House, no Centro Universitário Belas Artes. No 3.º ano do ensino médio, ele quer estudar Direito, curso que a instituição não tem. "É diferente o jeito de aprender no ensino superior."

Frequentar o câmpus da USP-São Carlos, para Amanda Sousa, de 16, tem dois pontos positivos: ela conhece a rotina universitária e incrementa o currículo. Aluna da rede pública, ela tem aulas semanais no Laboratório de Robótica Móvel, em uma parceria entre sua escola e a USP. "Lá a gente vê o conhecimento de perto."


Fonte: O Estado de S.Paulo - Por Felipe Mortara

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Estudo diz que internet pode atrapalhar capacidade de guardar informações

Pense rápido: qual é a capital do Congo? Se você não souber a resposta, sabe onde procurá-la. E, muito provavelmente, não fará isso em um atlas escondido na estante, mas sim recorrendo à internet. É assim desde que a rede de computadores se popularizou e virou um imenso banco de dados, em que os usuários podem encontrar praticamente qualquer coisa. A busca on-line, contudo, está provocando mudanças na forma como o cérebro trabalha. Pela primeira vez, cientistas conseguiram comprovar os efeitos dessas transformações por meio de experimentos com 168 voluntários. Os resultados, publicados hoje na revista Science, mostram que a web está se tornando a primeira fonte de memória transacional das pessoas. Com isso, muitas delas acabam fazendo menos esforço para guardar informações.

A ideia de memória transacional foi proposta na década de 1930 pelo psicólogo norte-americano Dan Wegner. O especialista definiu o termo com base na forma como os humanos usam seus semelhantes para o armazenamento de memórias externas. “Assim, se há alguém no trabalho que sabe sobre determinado assunto, nós não nos preocupamos em aprender. Ou se há um amigo expert em esportes, recorremos a ele quando temos dúvidas sobre esse tema”, exemplifica Betsy Sparrow, professora do Departamento de Psicologia da Universidade de Columbia. Betsy é uma das três autoras da pesquisa Os efeitos do Google na memória: consequências cognitivas de ter a informação ao alcance dos dedos.

Para avaliar como o boom da internet afetou a cabeça dos usuários, a pesquisadora e outras duas colegas norte-americanas submeteram os voluntários a quatro experimentos. No primeiro, 46 pessoas tiveram que enfrentar uma série de perguntas com diferentes níveis de dificuldade. “Quando elas não sabiam as respostas, automaticamente pensavam em seus computadores como o lugar para encontrar a solução do problema”, conta Betsy. Na segunda etapa, 60 participantes leram afirmações simples (como “O olho de um avestruz é maior do que seu cérebro”). Segundo as cientistas, as pessoas que acreditavam que as declarações estariam salvas no computador lembraram-se menos do conteúdo aprendido do que os participantes informados de que elas seriam apagadas.

Em outro teste parecido, 28 voluntários reconheceram mais facilmente informações que não haviam sido salvas na busca geral do computador ou em pastas específicas. O último experimento, com 34 participantes que guardaram as afirmações em cinco pastas diferentes, mostrou que eles lembravam-se mais do local onde o dado fora armazenado do que do conteúdo propriamente dito. “O fato de as pessoas recordarem o local onde podem encontrar a informação é muito interessante. Indica que isso pode ser fruto de uma adaptação (do cérebro)”, afirma a pesquisadora Betsy Sparrow.

Os resultados do estudo podem ser confirmados pelo hábito de qualquer pessoa. O designer Reinaldo Dimon, 27 anos, mantém uma forte “parceria” com o Google. “Normalmente, recorro à internet para conferir a tradução de uma palavra para o inglês ou a grafia de uma expressão em português”, conta. Para Dimon, a facilidade de acesso também deixou os usuários mais sossegados. “Às vezes, a gente procura coisas bobas, a conversão de centímetros para metros, por exemplo. Ficamos mais preguiçosos, deixamos os dicionários de lado e desistimos de perguntar para os colegas.”

Transformações
Mas será que esse costume pode estar, de alguma forma, prejudicando o cérebro? Para o psicólogo Cristiano Nabuco, coordenador do Grupo Dependência de Internet da Universidade de São Paulo, o problema é a avalanche de informações a que os internautas estão expostos. “A internet despeja em nós uma quantidade enorme de conteúdo, só que nossa cabeça continua a mesma há milhares de anos”, diz o especialista. Prova disso é que, no início do século passado, os pedagogos definiram que o tempo máximo de concentração de um aluno seria de 50 minutos — a atual duração das aulas nas escolas. Hoje, pesquisas recentes mostram que a atenção se esvai em menos de 10 minutos. “Nossos sistemas mentais podem estar se sobrecarregando”, sugere Nabuco.

A psicóloga Betsy Sparrow, no entanto, não acredita nessa possibilidade. Segundo ela, o homem vai manter memórias externas, não baseadas unicamente no computador. O que pode diferir é o modelo de memorização conhecido até agora. “Quanto mais nós nos afastarmos desse padrão, que é um aspecto identificado na nossa pesquisa, mais vamos compreender o significado desse experimento que realizamos”, aposta.

Múltiplos gravadores
Entender o funcionamento da memória não é tarefa fácil, porque há diversos tipos dela. Os cientistas classificam as memórias quanto à duração e ao conteúdo, gerando uma série de subtipos. Além disso, o cérebro ainda faz cópias de lembranças para garantir que a informação não se perca. A ciência ainda não sabe quantas, mas, certamente, são mais de 100, que aumentam conforme a importância do acontecimento.


Fonte: Estado de Minas - Por Carolina Vicentin - Correio Braziliense

"O dinheiro e a economia em pequenos passos": Análise 6

Lizarda Morares - Professora de Matemática, Ética e Empreendedorismo e Educação Financeira para as turmas de 5ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores, planejou um trabalho interdisciplinar para que os alunos pudessem compreender e analisar junto com os pais/responsáveis a história e o papel do dinheiro na vida do homem.


Acompanhe aqui, a análise dos pais/responsáveis sobre o assunto após o término do trabalho:

"Obsevamos hoje um alto nível de consumismo entre os jovens e as crianças. A escola, como a família tem o papel de introduzir hábitos saudáveis de consumo.
'Comportamento financeiro', segundo uma psicóloga econômica é qualquer tipo de escolha que envolva recursos finitos. Isto vai além do que se relaciona ao ato de cuidar bem do dinheiro, envolve sustentabilidade e responsabilidade frente aos grandes desafios pela globalização.
Acredito que através da alfabetização financeira na escola é possível formar adultos conscientes e mais organizados para participarem do desenvolvimento econômico e social do país."

Forro da cama pode causar câncer

A incidência de câncer de mama é 10% maior no seio esquerdo. Segundo cientistas suecos, é por causa das camas com estrado de metal: ele funciona como uma antena, concentrando a radiação eletromagnética do ambiente.
Por que o seio esquerdo? É que a maioria das pessoas dorme com esse lado para cima, bem no pico de radiação - a 70 cm da superfície do colchão.


Fonte: Revista Superinteressante por Thiago Perin

sexta-feira, 22 de julho de 2011

"O dinheiro e a economia em pequenos passos": Análise 5

Lizarda Morares - Professora de Matemática, Ética e Empreendedorismo e Educação Financeira para as turmas de 5ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores, planejou um trabalho interdisciplinar para que os alunos pudessem compreender e analisar junto com os pais/responsáveis a história e o papel do dinheiro na vida do homem.


Acompanhe aqui, a análise dos pais/responsáveis sobre o assunto após o término do trabalho:

"Concluimos durante a realização deste trabalho que o dinheiro é importante, mas não é tudo. Ampliamos e muito, os nossos conhecimentos nesta área e sobre alguns programas sociais.."

Para combater aquecimento global, Brasil estuda incluir insetos na dieta do povo

Foto: Luigi Mamprin
Já pensou ir ao supermercado e, ao invés de 1 kg de carne bovina, comprar 500 g de gafanhoto, grilo ou larva de formiga? Pois esta realidade pode fazer parte da vida de todos os brasileiros muito em breve!
Dono de uma companhia que cria e comercializa insetos, o empresário mineiro Luiz Otávio Pôssas Gonçalves pediu ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que reconhecesse seu negócio como um “estabelecimento produtor de insetos para consumo humano” e acabou fomentando, no governo, o debate sobre a legalização da entomofagia – isto é, a prática de comer insetos – no Brasil.

O Ministério da Agricultura ainda não respondeu ao pedido de Gonçalves, mas pediu indicação bibliográfica ao empresário, alegando que se trata de tema polêmico, mas que será discutido, por representar oportunidade real de combater o aquecimento global no Brasil e no mundo.
Isso porque, de acordo com pesquisas da Universidade de Wageningen, na Holanda, a criação de insetos emite uma quantidade de gases do efeito estufa muito menor do que a pecuária. No caso de gafanhotos, por exemplo, a emissão de metano chega a ser 10 vezes menor e a de óxido nitroso, 300 vezes. Além disso, a produção de insetos também ajudaria na preservação das florestas, que não precisariam ser destruídas para o avanço das pastagens.

Dados da FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentaçãoque também anda discutindo a possibilidade de incluir insetos na dieta humana – ainda mostram que cerca de 80% dos países possuem insetos em seu cardápio e 23 dessas nações ficam no continente americano. Será que o Ministério da Agricultura legalizará a entomofagia e o Brasil será o próximo a entrar, oficialmente, para essa lista?

Caso a proposta de Gonçalves seja aceita, para a entomofagia, realmente, fazer a diferença no combate ao aquecimento global, a população teria que trocar a carne bovina e suína pela de inseto. Você trocaria?


Fonte: Superinteressante - Por: Débora Spitzcovsky

"Diário de bordo" da Terceira Série do Ensino Médio: Gilberto Menezes

Aqui, a saga de uma turma de alunos entusiasmados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências, ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade - e muitas expectativas do que vem por aí...Do outro lado; Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sincronia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.
Super simpático e bem-humorado, Gilberto já decidiu o quer para o seu futuro!


Nome completo
Gilberto Menezes Marquez

Idade
16 anos

Como é conhecido no CNSD?
Gilberto

Desde quando estuda no colégio?
Desde 2005.

Qual a sensação de ser o último ano de "escola"?
Ah... sensação (pensativo)... não sei explicar.
Sair daqui para algo maior, bem diferente, uma nova etapa.

O que pretende cursar e onde?
Desde 2003, penso em cursar Medicina!
Pode ser USP, UFTM, UNIFESP ou EsPCEx - Escola Preparatória de Cadetes do Exército.
A Escola Preparatória é uma possibilidade em tornr-me oficial para ser médico do Exército.

Qual a expectativa para 2012?
Espero que seja um ano de aprendizagem, independente que eu passe no vestibular ou não.
É o início de uma vida inteira...

Do que mais sentirá saudade?
Sentirei saudades da tranquilidade, dos amigos...
Da infraestrutura do CNSD - que se tornou a minha outra casa

Veja abaixo a escolha de Gilberto para 2012:
Sobre o curso "Medicina"
Para ser médico é necessário ter vocação e enfrentar um vestibular concorrido. A dedicação, no entanto, tem contrapartida no mercado de trabalho. Talvez seja a única carreira que tenha taxa de desemprego zero no Brasil, segundo o médico e professor da Faculdade Estácio de Sá, Flavio Henrique de Rezende Costa.

Mestre em neurologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Costa, de 34 anos, diz que o mercado de medicina está muito aquecido e existe demanda para todas as áreas. "Há uma estimativa de que no Brasil há cerca de 350 mil médicos e que deveria existir no mínimo 500 mil", afirma.

O déficit pode ser verificado principalmente na área de assistência básica, como nas unidades básicas de saúde e nos programas de saúde na família, de cidades do interior e periferias das metrópoles. Médicos especializados em emergência, terapia intensiva e especialidades cirúrgicas de alta complexidade também estão em falta no mercado, segundo Costa. O grande empregador é o setor público.

Para seguir carreira, no entanto, é necessário ter paciência entre outras virtudes. "A graduação sozinha não é suficiente. É um projeto de longo prazo de nove a 11 anos para se tornar um médico especialista", diz Costa.

O neurologista lembra que a profissão exige uma grande capacidade de lidar com pressão. "Tem de ter vocação, porque é uma carreira desgastante", diz. Para ele, o estudante também tem de desenvolver os aspectos humanistas, como solidariedade e vontade de ajudar.

Formação
O curso de graduação em medicina tem seis anos de duração. Os dois primeiros anos são básicos com matérias de anatomia, biologia, bioquímica, entre outras. Nos dois anos seguintes há as disciplinas clínicas e cirúrgicas, e nos anos finais há o curso prático que ocorre dentro dos hospitais universitários. O período final também é chamado de internato médico.

Ao concluir a graduação, o estudante escolhe a especialização e opta pela residência médica ou por curso de pós-graduação lato sensu. A maioria, segundo Costa, escolhe a primeira opção, pois a carga de 60 horas semanais é totalmente prática e ocorre em um hospital público.

A especialização dura no mínimo dois anos, mas pode chegar a cinco, no caso da neurocirurgia. Se o estudante quiser parar de estudar após concluir a graduação, ele se torna um médico generalista. Porém, de acordo com Costa, é muito raro um estudante não se especializar.

Durante a residência, o estudante recebe cerca de R$ 2.200 por mês referente a bolsa do Ministério da Educação. A partir do segundo ano de residência, os médicos podem dar plantões extras fora do hospital, o que possibilita um ganho de até R$ 5.000.

Fonte: G1


Sobre a "USP - Universidade de São Paulo"
A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública e gratuita, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

Atualmente, os rankings mais importantes são os do Institute of Higher Education Shanghai Jiao Tong University, criado em 2003, e o do The Times (2004). Na última edição do Shanghai University (2010), que classifica as 500 melhores universidades do mundo, a USP ficou na 143ª posição. No índice do jornal inglês The Times, a USP obteve em 2010 o 232º lugar.

O 2010 Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, do Higher Education Evaluation & Accreditation Council of Taiwan, que também classifica as 500 melhores instituições de ensino e pesquisa do mundo, atribuiu à USP a 74ª posição. A instituição é a primeira colocada, nesse ranking, entre as universidades latino-americanas. Para chegar a esse resultado, o Council of Taiwan analisou dados obtidos a partir do Science Citation Index (SCI) e do Social Sciences Citation Index (SSCI).

Em outra classificação considerada importante pela comunidade científica mundial, o Webometrics Ranking of World Universities, a Universidade é a 122ª colocada.

Esse desempenho, gerado ao longo de quase 75 anos de uma intensa busca pela excelência, permite à USP (fundada em 1934) integrar um seleto grupo de instituições de padrão mundial.

Sua graduação é formada por 229 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 40 unidades e oferecidos a quase 56 mil alunos.

Fale com a USP.

Fonte: USP


Sobre a "UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro"
Anteriormente denominada Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM, fundada em 1953, foi transformada em Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, no ano de 2005, tendo sua dedicação ao ensino reconhecida por diferentes indicadores nacionais, como o IGC 2008 (Índice Geral de Cursos), que classificou a Instituição com conceito máximo, posicionando-a entre as melhores, com a 3ª colocação de Minas Gerais e a 6ª do País.
Além da tradição no ensino, a UFTM conquistou, ao longo de 57 anos de existência, o reconhecimento nacional e internacional das atividades de pós-graduação, pesquisa e extensão que desenvolve. Na pesquisa, tem dedicado especial atenção à doença de Chagas, à Esquistossomose, à Leishmaniose e outras doenças tropicais comuns na região.
Em pleno processo de desenvolvimento, a UFTM reconhecidamente mantém sua qualidade, expandindo-a para novas áreas do conhecimento e aumentando a oferta de um ensino que busca contribuir para a ciência e para o desenvolvimento da sociedade

Av. Frei Paulino, 30 - Bairro Abadia - CEP: 38025-180 Uberaba/MG
Fone: (34) 3318-5000

Fonte: UFTM


Sobre a "UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo"

História da UNIFESP

Fale com UNIFESP

Fonte: UNIFESP


Sobre a "EsPCEx - Escola Preparatória de Cadetes do Exército"
O ensino preparatório do Exército Brasileiro surgiu no ano de 1939, com a transformação do Colégio Militar de Porto Alegre em Escola de Formação de Cadetes.
No ano de 1941, o Interventor Federal do Estado de São Paulo, preocupado com a reduzida representação paulista no Exército Brasileiro e a grande procura de jovens de seu Estado pela carreira militar, realizou gestões junto ao Ministro da Guerra para viabilizar a implantação de uma escola preparatória de cadetes no Estado de São Paulo. A ideia foi muito bem acolhida pelas autoridades civis e militares, que criaram a Escola Preparatória de Cadetes de São Paulo por meio do Decreto-Lei nº 2584, de 17 de setembro de 1940.

Como não era possível construir um prédio em poucos meses para abrigar o recém-criado estabelecimento de ensino, o Governo de São Paulo ofereceu um imóvel, em fase de acabamento, localizado na antiga Rua da Fonte, atual Adma Jafet, nº 91, no bairro da Bela Vista, no edifício onde hoje existe o Hospital Sírio-Libanês, na capital do Estado.

Em 1944, o Governo de São Paulo adquiriu o terreno da Fazenda Chapadão, em Campinas, e responsabilizou-se pela construção de 2/3 da nova Escola.

Decidido o local de instalação definitiva da Escola, o projeto, em estilo colonial espanhol, foi idealizado e conduzido pelo arquiteto Hernani do Val Penteado. A construção do prédio da EsPCEx, exemplo vivo da bela arquitetura colonial da primeira metade do século XX, teve início quando a urbanização da cidade de Campinas começava a ocupar, timidamente, as áreas das antigas propriedades rurais existentes na periferia. A imponente obra é um marco da história da arquitetura colonial da cidade.

No dia 23 de janeiro de 1959, a sede da Escola era transferida para a cidade de Campinas, passando a se chamar Escola Preparatória de Cadetes de Campinas-EPC. Depois de 18 anos da criação da Escola Preparatória de São Paulo-EPSP, havia chegado o momento da mudança de sede, embora as obras de construção da EPC, iniciadas em 1944, estivessem parcialmente concluídas.

A partir de 1961, com a extinção das Escolas Preparatórias de Fortaleza e de Porto Alegre, a Escola Preparatória de Cadetes de Campinas tornou-se a legítima depositária das tradições do ensino preparatório do Exército Brasileiro.

No ano de 1967, quando ainda estavam em curso as obras de acabamento do magnífico prédio, a Escola passou a ser chamada de Escola Preparatória de Cadetes do Exército-EsPCEx.

Em 1990, atendendo à implantação de um novo modelo de ensino preparatório, idealizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército, este modelar estabelecimento de ensino militar passou a oferecer somente o 3º ano do 2º grau, obrigatório para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras.

Os momentos especiais, reunidos nesta breve sucessão de acontecimentos, vividos por seus expressivos personagens e por tantos outros heróis anônimos, construíram, ao longo dessas mais de seis décadas, uma maravilhosa história, que revela e inscreve a EsPCEx como patrimônio cultural da cidade de Campinas, do Exército Brasileiro e do País.

Telefone: (19) 3744-2000
Seção de Comunicação Social   Telefone(s): (19) 3744-2042 ou (19) 3744-2014 - Solicitação de Visitas
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O "Diário de bordo" será apresentado semanalmente, sempre às sextas-feiras. Fique por aqui!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Grupo Teatral 'Universo das Letras' declama poesias

O Grupo de Teatro 'Universo das Letras' do Colégio Nossa Senhora das Dores, realizou um Recital de poesias afim de homenagear o Dia do Corpo de Cristo.
Os poemas voltados a Deus na natureza tiveram como propósito permitir que o público infantil e infantojuvenil louvasse e agradecesse a Deus, pela vida que ele concedeu a todos seres que habitam  a terra, a água e o ar.




Um  poema de Walter Oliveira Alves foi declamado pelos alunos dos 2ºs anos que participam da Oficina de teatro [atividade extracurricular do Colégio Nossa Senhora das Dores], ministrada pelo professor Eduardo Lima.

Foi Deus nosso pai,
Que em toda parte está,
Quem fez este sol,
Quem fez este mar.

Fez tambem os rios,
As lindas cascatas,
Pássaros que cantam,
No verde das matas.

Fez o vento e a chuva,
Fez o céu e as estrelas além,
Fez as flores tão bonitas,
E as borboletas tambem.

Nos reinos da natureza,
Que nos deu o Criador,
Existe tanta beleza
Gratos somos ao Senhor.





"Enquanto os poemas eram recitados com gestuais em ação de graça ao criador, imagens de diversos mananciais da terra e de Jesus orando em seu seio eram projetados no telão. Como a nos convidar a fazermos da natureza, nosso altar de orações, ao qual devemos amar e respeitar, como fruto de Sua obra"; completa o Professor Eduardo Lima.





"O dinheiro e a economia em pequenos passos": Análise 4

Lizarda Morares - Professora de Matemática, Ética e Empreendedorismo e Educação Financeira para as turmas de 5ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores, planejou um trabalho interdisciplinar para que os alunos pudessem compreender e analisar junto com os pais/responsáveis a história e o papel do dinheiro na vida do homem.


Acompanhe aqui, a análise dos pais/responsáveis sobre o assunto após o término do trabalho:

"A Educação Financeira é uma disciplina muito importante porque ensina as criançãs desde cedo a trabalharem com dinheiro.
Este livro traz de uma forma bem elaborada, as principais noções básicas de Economia e Finanças."

Brincadeiras para carro, avião e outros transportes

Foto: Omar Paixão

Todo mundo conta os dias para o início das férias. Enfim, é hora de viajar, sair da rotina e se divertir! Mas o começo da aventura pode não ser dos mais animadores. Nessa época, em praticamente todos os cantos do Brasil é preciso encarar congestionamentos nas estradas, filas nos aeroportos ou espera nas rodoviárias.

O melhor então é se planejar e tornar o caminho o mais agradável possível, principalmente quando se viaja com as crianças. Para isso, prepare uma mochila pequena com uma reserva de água, suco, biscoitos, chocolates e frutas (mas lembre-se de que líquidos e frutas não podem fazer parte de sua bagagem de mão na hora de embarcar em um avião). Inclua agasalhos leves, lenços de papel, lenços umedecidos e medicamentos de uso regular, além de CDs de música, pequenos brinquedos e jogos, papel, lápis, livros e algumas revistas. Com esse "kit de emergência", algumas dicas de jogos que você confere aqui e um pouco de imaginação, as férias já vão começar a ficar animadas desde o início.

Fonte: Educar para Crescer

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Apresentação de 'Percussão' no CNSD

Alunos de Percussão do Colégio Nossa Senhora das Dores, apresentam-se e demonstram muita 'intimidade' com os instrumentos.



"Esta apresentação teve o intuito de  promover o trabalho, motivar os alunos participantes por meio de apresentações e encerrar o semestre com chave de ouro, tocando, que é o gostamos de fazer!"
Professor Mário Jaime




"O dinheiro e a economia em pequenos passos": Análise 3

Lizarda Morares - Professora de Matemática, Ética e Empreendedorismo e Educação Financeira para as turmas de 5ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores, planejou um trabalho interdisciplinar para que os alunos pudessem compreender e analisar junto com os pais/responsáveis a história e o papel do dinheiro na vida do homem.

Acompanhe aqui, a análise dos pais/responsáveis sobre o assunto após o término do trabalho:


"Professora Lizarda, parabéns pela iniciativa em abordar um tema tão importante como este.
Acho importante, a conscientização de como lidar com o dinheiro para as crianças."

44 sites que divertem e ensinam

Foto: Reprodução
Seu filho faz parte da chamada "geração Y". Também conhecida como geração da Internet, ela é composta por nascidos depois da década de 80 e tem como principal característica o seu crescimento em uma época de grandes avanços tecnológicos. Isso quer dizer que o computador faz ou fará parte da rotina dele (como a TV talvez tenha feito da sua). "As crianças e os adolescentes de hoje são nativos do computador e da internet. Já os adultos são imigrantes. São relações muito diferentes", afirma a Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora do Centro Universitário UniÍtalo e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo.

Um dos principais símbolos dessa nova geração é justamente a internet. Seja ela via computador, seja via celular. A pesquisa Kids Expert 2008, encomendada pelo canal infantil Cartoon Network, mostra que 60% das meninas entre 7 e 15 anos ficam entre 30 minutos e quatro horas por dia conectados. Entre os meninos, o percentual é de 55%. Mais de 6 500 crianças foram entrevistadas no ano passado.

E o que essas crianças e esses adolescentes fazem na rede? Essa mesma pesquisa mostrou que eles passam boa parte do tempo em programas de mensagens instantâneas e redes sociais, como Orkut e Facebook, conversando com amigos e visitando álbuns de fotos - passatempos que não necessariamente acrescentam algo à formação intelectual.

O tempo passado na Internet pode ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens. "Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.

É justamente por isso que os pais devem participar mais dessa navegação, dessa exploração do mundo, orientando os filhos e fazendo uma mediação durante os momentos em que ele usa o computador. Mesmo em sites seguros, de conteúdo educativo, pode haver "falha" na segurança. Sites voltados para crianças com comunidades que possibilitam a interação entre os internautas, por exemplo, precisam de moderação e de um bom sistema de cadastro. "Um dos maiores perigos da internet é a pedofilia. Em comunidades e sites de relacionamento, as crianças correm risco de se relacionar com pessoas mal intencionadas", alerta a educadora Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.

Outra recomendação das educadoras é que os pais atentem ao excesso de publicidade em determinadas páginas - há um projeto de lei em tramitação no Congresso que proíbe qualquer tipo de comunicação mercadológica voltada para crianças. "O apelo ao consumo por parte das crianças é algo condenável", afirma Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Também é bom prestar atenção no tempo passado em frente ao computador. "É preciso evitar que o computador se transforme em uma babá eletrônica. Ele deve ser apenas um dos muitos recursos usados na Educação de crianças e adolescentes", recomenda Helena Cortês.

A equipe do Educar para Crescer fez uma lista de sites educativos para crianças e adolescentes e solicitou a avaliação de cinco especialistas em Educação:
  • Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS 
  • Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania
  • Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP 
  • Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo
Veja a seleção de sites para crianças e adolescentes avaliados pelas educadoras. Preste atenção às recomendações e divirta-se com o seu filho!


Fonte: Educar para Crescer

terça-feira, 19 de julho de 2011

Esportes - pratique esta ideia!

Vinícius Bastos J. Stacciarini, aluno do 6º ano do Ensino Fundamental 2 do CNSD segue os preceitos do colégio praticando esportes.

O Colégio Nossa Senhora das Dores acredita que o esporte promove a interação e valorização ética, moral e social e por isso incentiva seus alunos à pratica esportiva.

Apresentação  'exame para faixa roxa'


Vinícius pratica Aikido - arte marcial japonesa que promove disciplina e harmonia.


"O segredo do Aikido não está em como você move seus pés, e sim em como você move a sua mente. Eu não estou ensinando técnicas marciais. Eu estou ensinando à vocês a não-violência."
Morihei Ueshiba (O'Sensei)

"O dinheiro e a economia em pequenos passos": Análise 2

Lizarda Morares - Professora de Matemática, Ética e Empreendedorismo e Educação Financeira para as turmas de 5ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores, planejou um trabalho interdisciplinar para que os alunos pudessem compreender e analisar junto com os pais/responsáveis a história e o papel do dinheiro na vida do homem.

Acompanhe aqui, a análise dos pais/responsáveis sobre o assunto após o término do trabalho:


"A realização deste trabalho trouxe muitos conhecimentos e envolveu toda a família.
É de grande importância, as crianças desde cedo, aprenderem o verdadeiro valor do dinheiro em relação ao valor do ser humano."

Saiba mais sobre este trabalho.

Qual a melhor diversão para cada idade?

Você já parou para pensar no que o seu filho faz quando está fora da escola? Assiste TV, pratica esportes, brinca com amiguinhos? Nas férias, nos fins de semana ou no contraturno, é natural que as crianças (e os pré-adolescentes, claro) queiram se divertir, mas os pais devem estar atentos às brincadeiras dos pequenos (e mesmo daqueles que não são mais tão pequenos), pois há atividades adequadas e inadequadas para cada faixa etária.

A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar e Desenvolvimento da Criança através do Brincar, explica que o "brincar" deve ter lugar prioritário na vida da criança. "Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral", afirma.

De acordo com a educadora, o "brincar" é composto por vários elementos: uma estrutura (começo, meio e fim), os meios (como brincar), os fins (por que brincar), o conteúdo (a temática da brincadeira), as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico (ações e reações daqueles que brincam). "Historicamente o homem sempre brincou, através dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, sem distinção, nas ruas, praças, feiras, rios, praias, campos. Mas, ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, os objetos de brincar e os brincantes foram se transformando", afirma Adriana Friedmann. Leia mais sobre a história da infância na reportagem O fim da infância.

Segundo a educadora, brincar sempre foi essencial para o ser humano, mas é uma ação que está perdendo seu espaço físico e temporal. Entre as causas dessa perda de espaço estão o crescimento das cidades, a ausência de locais públicos voltados para o lazer, o fato de as crianças terem muitas atividades extracurriculares, a falta de segurança e a inserção da mulher no mercado de trabalho, o que diminuiu o tempo das crianças perto da família.

Tudo isso provocou uma redução na quantidade de tempo que as crianças dedicam a brincadeiras. Para não deixar que o seu filho cresça sem saber o que são brincadeiras como esconde-esconde e amarelinha, é preciso que você entre em ação, acompanhe as atividades dele e incentive-o a brincar de forma saudável e adequada para a idade. A educadora Adriana Friedmann alerta: cada faixa etária exige um tipo diferente de brincadeira. Veja a seguir quais as atividades mais indicadas para cada idade e, depois, responda ao teste elaborado pela educadora para descobrir se você sabe incentivar o seu filho a brincar de forma saudável e educativa.
 
 
 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Fruit Salad e muita diversão!

Muito sabor, diversão e conhecimento, foram os ingredientes que os alunos dos 1ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores experimentaram na aula de Língua Inglesa.


"Na primeira semana do mês de julho, os alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental fizeram uma deliciosa 'Salada de Frutas' na aula de Língua Inglesa.
Em meio à 'apples, papayas, bananas, oranges, pears e watermelons' - os alunos vivenciaram na prática, uma aula super divertida - conheceram os nomes das frutas em Inglês e falamos um pouco sobre a alimentação saudável.
Valeu 1ºs anos! A Teacher Andréa ficou muito feliz com a participação de todos!"
Professora Andréa Centeno

 




   
















"O dinheiro e a economia em pequenos passos"

"Você conhece as moedas, as cédulas ou notas de dinheiro, os cheques, os cartões de crédito; talvez receba mesada, ouça falar de salário, imposto, crédito, dívida ou inflação. O dinheiro é uma das preocupações dos adultos com quem você convive. Ele é necessário para comprar tudo aquilo que permite viver. O dinheiro, tal como a língua e as leis, é um dos signos representativos de um país ou de uma comunidade. Este livro lhe ensinará como o dinheiro estabelece uma ligação entre os cidadãos, e como funciona a economia e o seu papel no cotidiano da sociedade."

Trecho retirado do paradidático "O dinheiro e a economia em pequenos passos escrito pro Michel Le Duc e Nathalie Tordjman".


Lizarda Morares - Professora de Matemática, Ética e Empreendedorismo e Educação Financeira para as turmas de 5ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores, planejou um trabalho interdisciplinar para que os alunos pudessem compreender e analisar junto com os pais/responsáveis a história e o papel do dinheiro na vida do homem.

Acompanhe aqui, a análise dos pais/responsáveis sobre o assunto após o término do trabalho:


"Eu achei o trabalho interessante, pois assim as crianças já estão se preparando para um futuro financeiramente com economia, com responsabilidade em seus gastos e sabendo como ganhar dinheiro honestamente."

Qual a diferença entre ônibus espacial, nave e foguete?

O Atlantis partiu nesta sexta-feira para uma viagem de 13 dias,
que marca o fim da era dos ônibus espaciais da Nasa
Foto: Nasa/Divulgação


Segundo a Dra Thais Russomano, professora da PUCRS e Coordenadora do Centro de Microgravidade da universidade, o ônibus espacial é um tipo de nave. "O ônibus espacial ou 'space shuttle' foi assim batizado por ter a capacidade de ir e voltar do espaco cósmico, podendo ser reutilizado", afirma a especialista.
 
O primeiro voo foi realizado em 1981 pelo ônibus espacial Columbia. Segundo Russomano, a Nasa inovou ao desenvolver naves reutilizáveis. "As espaçonaves, como, por exemplo, do programa Apollo, que levou o homem à Lua, só podiam ser utilizadas em uma missão espacial, sendo, automaticamente aposentadas, no retorno à Terra. Muitas acabavam em museus ou em exposições em centros espaciais abertos a visitação pública. O ir e vir das 'shuttles', com a possibilidade de reaproveitamento, acabou conferindo o nome de 'ônibus", numa analogia ao ônibus comum das cidades".

A professora explica ainda que a diferença em relação aos foguetes é que estes são "as estruturas desenvolvidas para colocar o ônibus espacial, ou sondas espaciais, ou satélites espaciais em órbita". Russomano afirma que, nos foguetes estão os combustíveis que serão utilizados para a propulsão necessária para levar algo ao espaço. No caso dos ônibus espaciais, são utilizados dois foguetes auxiliares.

Veja curiosidades sobre os ônibus espaciais


Fonte: Terra Educação

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Alunos CNSD projetam maquetes nas aula de Ciências




Os alunos dos 7ºs anos e 8ºs anos do Colégio Nossa Senhora das Dores durante as aulas de Ciências projetaram maquetes sobre os conteúdos estudados.











"Após trabalharmos os conteúdos em sala de aula, foram sorteados grupos de quatro alunos e as suas devidas maquetes. Os alunos reuniram-se para a elaboração das maquetes (modelos didáticos), já cientes
das instruções para a construção, informações sobre o trabalho escrito e o material necessário.


7ºs anos:
* Introdução ao estudo das células.
* Construção de maquetes de células procariota, eucariota animal e eucariota vegetal.
* Apresentação dos trabalhos pelos devidos grupos.


8ºs anos:
* Introdução ao estudo dos sistemas nervoso e sistema digestório.
* Construção de maquetes dos sistemas nervoso e digestório.
* Apresentação dos tarbalhos pelos grupos.


Na própria sala de aula, iniciou-se a construção das maquetes.
Houve então, a apresentação dos trabalhos, onde as maquetes foram utilizadas como modelo didático."
Professor Astor Júnior