quinta-feira, 29 de março de 2012

"Retirantes"

"Retirantes" por Cândido Portinari

"Retirantes" por Zuleica dos Reis
Impossível descer mais
morrer mais
debaixo deste Sol
debaixo deste Azul.

Retirante secando
sob os sepultados sonhos.
Sob os olhos sucessão
de ossos sobre os campos
tão secos, sob o Sol só olho.

Impossível morrer mais
sob estas gretas
esconderijo
de bichos esturricados,
companheiros de tumba.

Retirante. Só mais uma
entre os infinitos
fugitivos cada qual
de um Sol diverso
os pés nus sobre os campos gretados
sob os campos minados de si mesmos.

Apenas mais uma quase sem lembranças
de pretéritos céus de águas
do que águas possam ser.




Este material foi parte do trabalho realizado na Oficina de Poesia pelos alunos dos 6ºs anos no Colégio Nossa Senhora das Dores.

Um comentário:

  1. Meu nome é Zuleika dos Reis, autora do poema Retirantes. Não tenho palavras para dizer da minha alegria por ver meu poema utilizado como material para a reflexão dos alunos da 6ª série do Colégio Nossa Senhora das Dores.
    Saber que minha escrita serviu para atividade pedagógica de tal relevância justifica-me o ato de escrever.
    Muito, muito obrigada a todos.
    Abraço grande
    Zuleika
    2 de junho de 2012.

    ResponderExcluir