Foto 1 e 2 - A criança conhece o sons (fonemas) das letras do alfabeto através do toque na letra em lixa e refaz na caixa de areia e na tinta. Devemos explorar as atividades de forma lúdica e criativa para que a criança possa associar a sua representação gráfica. Para ampliar, diversificar a atividade de reconhecimento e fixar o fonema e o grafema devemos fazer exercícios de pronúncia do som (fonema) e escrita (grafema) no chão, na água, no quadro e em diferentes superfícies antes de usarmos o papel.
Foto 3 e 4 - Após reconhecer os fonemas (sons) a criança inicia a construção de palavras fonética utilizando as letras em lixa.
Foto 5 e 6 - É importante a criança associar a representação do real aos
fonemas e grafemas apresentados na sala de aula.
Foto 7, 8 e 9 – Com os fonemas (sons) e grafemas (letras) aprendidos e
fixados, a criança inicia a explosão da
escrita e da leitura. A criança é capaz
de construir palavras fonéticas utilizando o 1º alfabetário, em que as vogais
estão em vermelho e as consoantes em azul. A construção de
palavra primeiramente acontece no tapete de ter e em seguida no quadro negro,
no tapete pautado e nos folhetos de linguagem.
Foto 10 - O 2º alfabetário é composto com todas as letras pretas em que a criança já identifica vogais e consoantes independente da cor.
Foto 11 e 12 - O 3º alfabetário é composto por plaquetas com letras em maiúsculas e minúsculas e todos os sinais de pontuação necessários para a construção
de palavras, pequenas frases e textos.
Foto 13 e 14 - Com as imagens de sequências lógica, a criança tem a
oportunidade de montar pequenas palavras, frases e textos, desenvolvendo assim
a oralidade, a criatividade e a fantasia. A criança escreve com o terceiro
alfabetário, no tapete, a história que elaborou e só depois copia no folheto de
linguagem pautado.
"[...] O alfabeto gráfico possui estreita conexão com a linguagem falada: é deste vocabulário que se parte para alcançar a arte da escrita, seguindo uma necessidade interior e chegando a uma habilidade, que será resultado do patrimônio cultural que cada um possui e da atividade da própria mente interessada em tão mágica conquista [...]”
Maria Montessori
Nenhum comentário:
Postar um comentário