segunda-feira, 27 de maio de 2013

Visita ao Centro de Educação Ambiental Sítio da Pedreira


Ao mesmo tempo em que a ONU promovia as grandes reuniões sobre o meio ambiente – em Estocolmo, em 1972, e a do Rio de Janeiro, em 1992 –, o assunto se colocava como objeto de estudos e deliberações de organizações da sociedade civil e de instituições acadêmicas. A temática Ambiental originava reuniões mundiais e, igualmente, produzia uma ampla legislação, afetando as instituições, a sociedade e a educação. Com o crescimento da preocupação com a degradação ambiental, percebeu-se que sem Educação Ambiental outras iniciativas seriam ineficientes. A escola tem um papel fundamental neste contexto de formação para a cidadania e a sustentabilidade socioambiental.

Com o intuito de propiciar a união da teoria à prática, e um entendimento maior e mais abrangente da questão ambiental, não restrito à sala de aula e aos muros da escola, o Centro de Educação Ambiental Sítio da Pedreira, em Uberaba (MG), foi criado para oferecer condições aos alunos de vivenciarem a natureza de modo seguro, interativo, interdisciplinar, associado ao lazer e à convivência em grupo.

O CEA Sítio da Pedreira é um espaço natural (uma propriedade rural) onde é possível caminhar na mata, perceber a riqueza da biodiversidade da área de transição entre os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica e conhecer e interagir com práticas conservacionistas.

A propriedade rural foi adaptada para receber grupos de alunos e pessoas da comunidade e divulgar e discutir questões ambientais e práticas sustentáveis, na cidade e no campo. Sua transformação em Centro de Educação Ambiental não descaracterizou seus predicados originais, mas potencializou o interesse na preservação ambiental que tem seus proprietários, os geógrafos Renato Muniz e Mara Maciel.
Este projeto tem a intenção de fazer a aproximação da escola com o CEA Sítio da Pedreira, possibilitando uma visita que pode enriquecer a experiência de vida dos alunos, ajudando-os a se situarem melhor no mundo de hoje e no futuro. 

Objetivo:
Visita ao Centro de Educação Ambiental Sítio da Pedreira para realização de atividades teóricas e práticas relacionadas às questões socioambientais e permitir a vivência educacional numa área natural (floresta, campo, cerrado, mata ciliar). Envolve as disciplinas de Ciências, Biologia, Geografia, História e Sociologia.

Local:
Centro de Educação Ambiental Sítio da Pedreira. Localizado em Uberaba, MG. Endereço: estrada Municipal do Catetinho, a 10 km do trevo da BR 050 com a BR 262.

Programação:
Tema a ser desenvolvido com os participantes: “Os cinco sentidos - conservação da água, do solo e uso sustentável da biodiversidade: construindo o futuro”.
Os participantes terão a oportunidade de discutir e trabalhar noções e a prática sobre os bens naturais, os resíduos, os ciclos da água, das rochas e do solo. Tudo isso aliado ao lazer e ao ecoturismo. O tema será desenvolvido em meio período.
O CEA Sítio da Pedreira tem área coberta para refeições, sala de aula, biblioteca, banheiros e outros espaços com estrutura adequada para até 40 pessoas.

O Planejamento da atividade:
13h30: Apresentação no CEA (Educação Ambiental, mudança de atitude em relação ao mundo, ao ambiente e relacionamento interpessoal. Um entendimento do Bioma do Cerrado e de práticas alternativas sustentáveis).
14h00: Alongamento e automassagem para o passeio na Trilha.
14h30: Trilha de observação: os participantes levam uma pasta com alguns pontos a serem observados durante a trilha.
15h30: Lanche
16h30: Após o lanche, o grupo é levado para a mata das seringueiras para uma atividade de sensibilização.
17h00: Na roda da conversa, os participantes tentarão identificar alguns cheiros e sabores.
17h30: Avaliação e entendimento do que foi a atividade do dia, como foram aguçados os sentidos e o aprendizado. Despedida.

As atividades do CEA são desenvolvidas com total segurança e respeito às características físicas e cognitivas dos participantes. No CEA não se trabalha com atividades de risco ambiental ou pessoal. Mesmo assim, pede-se a todos que venham com sapato fechado, calça comprida, garrafa d’água, boné e protetor solar. Maiores orientações serão fornecidas oportunamente.

Mapa de acesso:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário