terça-feira, 27 de agosto de 2013

"Diário de bordo" da Terceira Série do Ensino Médio: Matheus Pena Passos

Inicia aqui, a saga de uma turma de alunos com aptidões diferentes, empolgados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências e ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade...

Do outro lado: Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sintonia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Matheus... simpático, carismático e extremamente focado respondeu as perguntas de forma tranquila e com bastante reflexões!


Nome completo
Matheus Pena Passos

Idade
17 anos

Como é conhecido no CNSD?
Matheus

Desde quando estuda no colégio?
Desde a Primeira série.

Qual a sensação de ser o último ano de "escola"?
É uma sensação diferente, pois a partir de agora é tudo novo e a vida universitária será bem diferente do que nós estamos acostumados... da nossa rotina. Eu acredito que as mudanças são boas, mas elas também são bem difíceis, porque neste novo começo, algumas pessoas que gostamos não nos acompanharão. Mas... esta nova experiência é importante!!

O que pretende cursar e onde?
Escolhi Licenciatura em Ciências Biológicas e a UFU. Já como segunda opção, a UFTM.

Qual a expectativa para 2014?
Bom... primeiramente descansar um pouco no início de 2014 e depois começar a universidade e bem animado!

Do que mais sentirá saudade?
Sentirei saudades dos professores, dos amigos... da escola. A gente se acostuma a esta rotina e tudo se torna familiar...


Veja abaixo a escolha de Matheus para 2014: 
Sobre o curso Ciências Biológicas
É a ciência que estuda todas as formas de vida, passando pela flora, pela fauna e até pelo desenvolvimento humano. O biólogo pesquisa a origem, a evolução, a estrutura e o funcionamento dos seres vivos. Ele analisa as relações entre os diversos seres e entre eles e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, depois de formado, o profissional siga caminhos diversos, conforme seu interesse. Da pesquisa com células-tronco ao trabalho ambiental, a carreira do biólogo é abrangente e promissora, em razão, especialmente, da crescente preocupação, em nível mundial, com o meio ambiente. A atuação desse profissional é ainda fundamental na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria, em áreas de fabricação de bebidas e de alimentos. O licenciado está apto a dar aulas de Biologia no ensino médio e, no fundamental, pode atuar como educador ambiental ou docente de ciências. Sua formação também permite desenvolver ações educativas em museus, unidades de conservação, ONGs e empresas e escolas. Nas secretarias de Educação, atua como consultor e elabora novas propostas para o ensino da disciplina. Com pós-graduação, está habilitado para dar aulas no ensino superior.

A importância cada vez maior das questões relacionadas à sustentabilidade garante o aquecimento do mercado de trabalho para o biólogo. "Devido aos problemas ambientais enfrentados pelo nosso país, as empresas necessitam desse profissional para fazer relatórios de impacto ambiental", diz a professora Maria Aparecida Visconti, da USP. Nas empresas privadas, há vagas em todo o país. Prefeituras, secretarias e órgãos federais também contratam o biólogo, via concurso público, bem como institutos e ONGs. Ainda na área ambiental, é possível trabalhar com biologia agrícola, em que o biólogo faz o manejo da fauna e da flora. O setor de biocombustíveis e a área de biotecnologia, com o uso de plantas para a produção de novos medicamentos e produtos na área alimentícia, são outros campos de trabalho. O licenciado também encontra bom mercado de trabalho. Isso porque ainda existe enorme carência de professores das áreas de ciências nos ensinos fundamental e médio. Um estudo realizado pelo Ministério da Educação mostrou que a falta de profissionais especializados é tão grande que, mesmo considerando a projeção de formados nos próximos sete anos, ainda assim a demanda continuará. E existem regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos em que os professores não possuem nem qualificação para dar aula. No Norte e Nordeste, a demanda por professores é maior, embora Sul e Sudeste também passem por esse problema. Outra opção é atuar na área de educação ambiental. No setor de turismo ecológico começam a surgir oportunidades para trabalhar em projetos de ações educativas e em museus e reservas ecológicas.
Salário inicial: R 3.732,00 (fonte: Conselho Federal de Biologia).

Curso 
Que ninguém se iluda: o currículo de Ciências Biológicas é carregado de matemática. Aulas de física e estatística dividem a grade com disciplinas específicas, como zoologia, genética e botânica, além de práticas de laboratório e pesquisa de campo. Ainda que não seja remunerado, o estágio é obrigatório. Algumas escolas exigem trabalho de conclusão de curso. Para dar aulas no Ensino Fundamental e Médio, é preciso cursar licenciatura. E, como em qualquer área, para lecionar no ensino superior é necessário ter pós-graduação.

Atenção: Algumas instituições oferecem habilitações em áreas específicas, como biologia marinha, ecologia e zoologia.

Duração média: quatro anos.

Outro nome: Biol.

Ciências Biológicas será como eu imagino?

Fonte:  Guia do Estudante


Sobre a UFU - Universidade Federal de Uberlândia
Criada em 1969, a partir da fusão de faculdades isoladas, e federalizada em 1978, a UFU ( Universidade Federal de Uberlândia) oferece atualmente 60 cursos de graduação , 23 de mestrado, 14 de doutorado, 30 cursos de especialização e 110 de extensão.
Esta estrutura acadêmica está organizada em 28 Unidades Acadêmicas ( Faculdades e Institutos) nas áreas de Ciências Biomédicas, de Ciências Exatas e de Ciências Humanas e Artes.
A UFU conta com um universo de 1.300 professores, 17.000 alunos e cerca de 3.000 técnicos administrativos (a maior parte trabalhando no Hospital de Clínicas), desenvolvendo suas atividades com base no compromisso da educação pública, gratuita e de qualidade.

Av. João Naves de Ávila 2121 - Campus Santa Mônica -Uberlândia - MG
Telefone: 34 3239-4411   

Fonte: UFU 


 Sobre a "UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro"
Anteriormente denominada Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM, fundada em 1953, foi transformada em Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, no ano de 2005, tendo sua dedicação ao ensino reconhecida por diferentes indicadores nacionais, como o IGC 2008 (Índice Geral de Cursos), que classificou a Instituição com conceito máximo, posicionando-a entre as melhores, com a 3ª colocação de Minas Gerais e a 6ª do País.
Além da tradição no ensino, a UFTM conquistou, ao longo de 57 anos de existência, o reconhecimento nacional e internacional das atividades de pós-graduação, pesquisa e extensão que desenvolve. Na pesquisa, tem dedicado especial atenção à doença de Chagas, à Esquistossomose, à Leishmaniose e outras doenças tropicais comuns na região.
Em pleno processo de desenvolvimento, a UFTM reconhecidamente mantém sua qualidade, expandindo-a para novas áreas do conhecimento e aumentando a oferta de um ensino que busca contribuir para a ciência e para o desenvolvimento da sociedade

Av. Frei Paulino, 30 - Bairro Abadia - CEP: 38025-180 Uberaba/MG
Fone: (34) 3318-5000

Fonte: UFTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário