sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A CIPA CNSD convida para a XVIII SIPAT



A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CNSD Gestão 2013/2014 apresenta:
Programação XVIII SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do Colégio Nossa Senhora das Dores


23 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
17h45 - Abertura SIPAT: Diretora Marta Queiroz
18h - Palestra: “A ginástica laboral como uma perspectiva de saúde
Atualmente, devido à elevada carga de trabalho e ocupações diárias, grande parte da população sofre com problemas ligados à ausência de exercícios físicos. Contudo, nem sempre a postura correta é vista como um fator importante na prevenção de lesões por esforços repetitivos e/ou sobrecargas nas articulações. Estes problemas aliados, principalmente, com o excesso de peso e o sedentarismo podem acarretar problemas maiores à saúde e consequentemente, gerar afastamento das atividades. Sendo assim, este encontro abordará as formas para a prevenção do excesso de tensão exposto no trabalho, sendo uma delas, a ginástica laboral.

Palestrante: Larissa Corrêa Barcelos
Licenciada e Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ, especializada em Atividade Física para Grupos Especiais e Treinamento Funcional pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e mestranda em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, vinculada à linha de pesquisa em Aspectos Biodinâmicos e Metabólicos do Exercício e do Esporte com previsão de conclusão no início do ano de 2014. Na atuação profissional durante a graduação em Educação Física, vivenciou experiências em escolas, hotel (como recreacionista), ginástica laboral e em academias de ginástica de modo geral.


24 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
17h45 - Palestra: “Curando feridas internas”
Quando estamos expostos a uma situação de muito estresse ou ameaça, temos três reações: lutar, fugir ou congelar. Esse é o caminho de traumas que nos paralisam e remetem a um espaço na área subcortical do cérebro. Precisamos trabalhar rapidamente com técnicas que tirem nossas fragilidades e façam um reparo no sistema límbico. A proposta desta palestra é demonstrar com técnicas psicossensoriais como aliviar e afastar esses traumas de nossas vidas.

Palestrante: Donaldo Herbert Barcelos
Psicólogo, Pedagogo e licenciado em Biologia. Trabalha na área clínica e escolar há mais de 30 anos e atua como Orientador no Colégio Nossa senhora das Dores.


25 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
17h45 - Palestra: “Benefícios da Massagem Terapêutica”
A palestra abordará a massagem como tratamento de estresse, nervosismo, ansiedade, artrose, inchaços, depressão, desequilíbrios emocionais, raiva, preocupação, estresse, TPM e insônia. Também com fator que influencia no alívio de tensões, dores musculares, má postura, (dores nas costas); na promoção do equilíbrio energético e do sistema nervoso e na melhora da circulação sanguínea. Assim como no aumento da capacidade do corpo eliminar toxinas e retardar o envelhecimento das células e redução da fadiga (física e mental).

Palestrante: Ednamar Ribeiro Borges
Especialista em Massagem Estética, Massagem Relaxante, Massagem Terapêutica, Massagem Redutora, Modeladora e Drenagem Linfática.

26 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
17h45 - Palestra: “O uso dos Remédios Florais no restabelecimento do equilíbrio mental e emocional”
Nossa saúde física depende muito do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções. Adoecemos menos quando estamos felizes e em harmonia com tudo ao nosso redor. Enquanto, pensar negativamente, estar em conflito conosco e com outro, favorece o aparecimento de doenças. Nesta premissa, a palestra tratará sobre a importância dos Remédios Florais como fator auxiliar no equilíbrio e harmonia das emoções e promoção da saúde e bem-estar.

Palestrante: Telma Lisbôa Fernandez
Farmacêutica formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP (Ribeirão Preto). Especialista em Homeopatia pelo Instituto Homeopático François Lamasson. Possui Título de Farmacêutica especialista em Homeopatia pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas e Proprietária da Farmácia Vitae desde 1984.

27 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
Encerramento
Das 9h30 às 10h15 – “Momento Zen: atividades lúdicas e recreativas”
Facilitador: Karel Avelar
Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Uniube e pós-graduado em Educação Física Escolar pela UFU

27 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
Encerramento
Das 15h às 15h30 – “Momento Zen: atividades lúdicas e recreativas”
Facilitadora: Vera Lúcia da Silva
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba – CESUBE, pós-graduada em Atividades Físicas para Deficiente Físico – UFJF, Professora de Dança e Coreógrafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário