sexta-feira, 6 de setembro de 2013

"Diário de Bordo da Terceira Série do Ensino Médio": Professor Abimael Luiz

Por aqui, a saga de uma turma de alunos com aptidões diferentes, empolgados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências e ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade...

Do outro lado: Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sintonia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Hoje, com a palavra... Professor Abimael

Nome
Abimael Luiz de Souza

Formação
Graduação em Letras (Português e Espanhol)
Pós Graduação em Linguística e Língua Portuguesa

Disciplina que leciona
Espanhol

De que forma, dentro da sua disciplina/conteúdo, os alunos estão sendo preparados para esta transição: escola – faculdade?
Como trabalho com uma língua nova, portanto estr(angeira)anha para eles, busco levá-los a refletir sobre sua própria língua, além é claro, de compreender, aceitar, respeitar e conhecer outras culturas, outras formas de ver o mundo, diferente daquela que até então estavam acostumados. Sabemos que na universidade lidarão com os mais variados tipos de pessoas e saber lidar harmoniosamente com o diferente, com o novo e com o “estranho” é essencial para o pleno sucesso nessa nova fase. Não podemos esquecer que hoje em dia, há inúmeros programas nas universidades que possibilitam aos acadêmicos cursar uma parte de sua graduação em universidades renomadas no exterior e que o requisito básico para participar dos programas é ter o domínio de uma língua estrangeira. Acredito que estas são algumas das "minhas" mais importantes contribuições que tenho oferecido para essa “galerinha” prestes a ingressar no mundo universitário.

Como foi sua experiência quando cursou a 3ª série?
Minha 3ª série foi incrível! Estreitei laços de amizades, como resultado, amigos que estão presentes até hoje na minha vida. E principalmente foi o momento em que tive a certeza de minha vocação para a área de linguagens. Lembro-me com saudades e alegria dos meus queridos professores, que hoje são inspirações para mim, dos meus colegas, hoje psicólogos, veterinários, médicos, professores, empresários, etc. Quando vejo meu álbum de formatura só me recordo dos bons momentos, das incertezas do futuro que nos aguardava, da tensão que sentíamos pelo vestibular e do carinho do corpo docente que sempre esteve ali, pronto para nos oferecer uma palavra de conforto e ajuda.

Fala, Abimael!
Esta turma de 2013 é uma turma bastante animada. Um pessoal entusiasmado, pronto para a  batalha que os aguarda. Claro que ainda há aqueles que parecem insistir e continuar no "fantástico mundo de Bob”, viajando sempre. Será o medo de enfrentar o que está por vir? Ou será imaturidade? De qualquer forma, estejam certos que este ano lhes trará muita saudade e maturidade, cada um em seu tempo. Já adianto, pode ser que não percebam isso de imediato, mas muito em breve saberão o quanto tiveram que amadurecer de “uma hora pra outra” para enfrentar o “mundão” que os aguarda ansiosamente.
Tenho certeza que em breve verei muitos de vocês com jalecos, calculadoras, giz e apagador, batalhando novamente para vencer mais uma etapa. Sem dúvidas, o Brasil será o maior vencedor, pois ganhará profissionais competentes, dedicados e principalmente éticos, solidários, comprometidos com o social e que carregam em seus corações os valores dominicanos que lhes foram ensinados nestes anos de CNSD. Muito obrigado por terem sido estes alunos maravilhosos, por terem confiado em meu trabalho e pelo respeito e carinho que me ofereceram. Desejo a esta turma muito sucesso, muita luz e saibam que eu estarei sempre aqui para confortá-los quando preciso.

Diário de bordo do Ensino Médio: acompanhe semanalmente aqui no Blog CNSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário