quinta-feira, 19 de setembro de 2013

"Diário de Bordo da Terceira Série do Ensino Médio": Professor Luiz Paulo de Oliveira

Por aqui, a saga de uma turma de alunos com aptidões diferentes, empolgados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências e ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade...

Do outro lado: Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sintonia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Hoje, com a palavra... Professor Luiz Paulo

Nome 
Luiz Paulo de Oliveira Ribeiro

Formação
Graduação em  Engenharia Civil e Curso de Licenciatura Plena em Matemática.

Disciplina que leciona 
Matemática

De que forma, dentro da sua disciplina/conteúdo, os alunos estão sendo preparados para esta transição: escola – faculdade?
Deixar bem claro para o aluno que estudar com seriedade  a Matemática contribui para a sua formação plena como um ser crítico formador de opinião; com raciocínio lógico aprimorado  e com o poder de observar fatores necessários para uma boa convivência em sociedade.

Como foi sua experiência quando cursou a 3ª série?
Quando terminamos a 3ª série ficamos meio perdido, pois, a mudança é muito grande na nossa vida, mas, depois que começamos a faculdade aos poucos vamos gostando. Não podemos é querer fazer qualquer curso, precisamos estudar com carinho o que queremos realmente ser (de coração) profissionalmente.


Fala, Luiz Paulo!
Olá, futuros profissionais, não podemos ficar estagnados, muito pelo contrário. A trajetória de vocês,
quase formandos no Colégio Nossa Senhora das Dores, é prova de que só conhecem um caminho: o do dinamismo, da solidariedade, do amor, da simplicidade, do respeito, da humildade, do desenvolvimento, do aprimoramento, conseguido  com esforço, comprometimento e sacrifício. Durante o tempo em que fui  professor de vocês, pude testemunhar esse dinamismo e assistir a uma bela  transformação: o olhar inseguro do começo da 3ª série, o olhar ansioso, às vezes, meio apagado pelo cansaço, deu lugar ao olhar cheio de brilho, que  podemos ver hoje. Digo então, que o ideal seria vocês permanecerem alunos no sentido de manterem acesa a curiosidade por aprender e a humildade de reconhecer que nunca estamos prontos. Eu tenho certeza de que também não sou o mesmo que era antes de conhecê-los e que aprendi muito com todos. A vida pode ser comparada a um desenho, como disse Cecília Meireles: "Todos os dias estás refazendo o teu desenho” e “Tens trabalho para a vida toda”. Diante disso, queridos alunos e alunas, só temos a agradecer-lhes, não só a escuta atenta, mas, as perguntas, as intervenções e até as opiniões contrárias, que levaram ao debate. Desejo também que essa prática os acompanhe sempre: escutar com respeito as palavras alheias, sem deixar de – com igual respeito – manifestar as próprias palavras que, temos certeza, serão portadoras de grandes ideias e belas realizações. Obrigado por vocês terem feito parte de minha vida! Um abraço fraterno do professor e amigo, Luiz Paulo.


 Diário de bordo do Ensino Médio: acompanhe semanalmente aqui no Blog CNSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário