segunda-feira, 7 de outubro de 2013

"Equilíbrio e Harmonia ao alcance de todos"

XVIII SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do
Colégio Nossa Senhora das Dores


23 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
17h45 - Abertura SIPAT: Diretora Marta Queiroz
18h - Palestra: “A ginástica laboral como uma perspectiva de saúde
Atualmente, devido à elevada carga de trabalho e ocupações diárias, grande parte da população sofre com problemas ligados à ausência de exercícios físicos. Contudo, nem sempre a postura correta é vista como um fator importante na prevenção de lesões por esforços repetitivos e/ou sobrecargas nas articulações. Estes problemas aliados, principalmente, com o excesso de peso e o sedentarismo podem acarretar problemas maiores à saúde e consequentemente, gerar afastamento das atividades. Sendo assim, este encontro abordará as formas para a prevenção do excesso de tensão exposto no trabalho, sendo uma delas, a ginástica laboral.

Palestrante: Larissa Corrêa Barcelos
Licenciada e Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ, especializada em Atividade Física para Grupos Especiais e Treinamento Funcional pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e mestranda em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, vinculada à linha de pesquisa em Aspectos Biodinâmicos e Metabólicos do Exercício e do Esporte com previsão de conclusão no início do ano de 2014. Na atuação profissional durante a graduação em Educação Física, vivenciou experiências em escolas, hotel (como recreacionista), ginástica laboral e em academias de ginástica de modo geral.






24 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
17h45 - Palestra: “Curando feridas internas”
Quando estamos expostos a uma situação de muito estresse ou ameaça, temos três reações: lutar, fugir ou congelar. Esse é o caminho de traumas que nos paralisam e remetem a um espaço na área subcortical do cérebro. Precisamos trabalhar rapidamente com técnicas que tirem nossas fragilidades e façam um reparo no sistema límbico. A proposta desta palestra é demonstrar com técnicas psicossensoriais como aliviar e afastar esses traumas de nossas vidas.

Palestrante: Donaldo Herbert Barcelos
Psicólogo, Pedagogo e licenciado em Biologia. Trabalha na área clínica e escolar há mais de 30 anos e atua como Orientador no Colégio Nossa senhora das Dores.




25 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
17h45 - Palestra: “Benefícios da Massagem Terapêutica”
A palestra abordará a massagem como tratamento de estresse, nervosismo, ansiedade, artrose, inchaços, depressão, desequilíbrios emocionais, raiva, preocupação, estresse, TPM e insônia. Também com fator que influencia no alívio de tensões, dores musculares, má postura, (dores nas costas); na promoção do equilíbrio energético e do sistema nervoso e na melhora da circulação sanguínea. Assim como no aumento da capacidade do corpo eliminar toxinas e retardar o envelhecimento das células e redução da fadiga (física e mental).

Palestrante: Ednamar Ribeiro Borges
Especialista em Massagem Estética, Massagem Relaxante, Massagem Terapêutica, Massagem Redutora, Modeladora e Drenagem Linfática.



26 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
17h45 - Palestra: “O uso dos Remédios Florais no restabelecimento do equilíbrio mental e emocional”
Nossa saúde física depende muito do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções. Adoecemos menos quando estamos felizes e em harmonia com tudo ao nosso redor. Enquanto, pensar negativamente, estar em conflito conosco e com outro, favorece o aparecimento de doenças. Nesta premissa, a palestra tratará sobre a importância dos Remédios Florais como fator auxiliar no equilíbrio e harmonia das emoções e promoção da saúde e bem-estar.

Palestrante: Telma Lisbôa Fernandez
Farmacêutica formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP (Ribeirão Preto). Especialista em Homeopatia pelo Instituto Homeopático François Lamasson. Possui Título de Farmacêutica especialista em Homeopatia pela Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas e Proprietária da Farmácia Vitae desde 1984.




27 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
Encerramento
Das 9h30 às 10h15 – “Momento Zen: atividades lúdicas e recreativas”
Facilitador: Karel Avelar
Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Uniube e pós-graduado em Educação Física Escolar pela UFU




27 de setembro
Local: Sala Multimeios (08)
Encerramento
Das 15h às 15h30 – “Momento Zen: atividades lúdicas e recreativas”
Facilitadora: Vera Lúcia da Silva
Possui Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba – CESUBE, pós-graduada em Atividades Físicas para Deficiente Físico – UFJF, Professora de Dança e Coreógrafa.




Patrocinadores XVIII SIPAT
Colégio Nossa Senhora das Dores
Klin Shop
Ensina mais
Fazu
LDC
Satélite
Mister Beef
Premax
Cecotein
Malharia DDA
Arte e tempero
Trigalle Padaria
ABC Papelaria
Mercado das Flores
Tele Rádio
Panificadora Pão de queijo
Floricultura Tulipa
Disk Limp
A Eletrowatts
Hidraulica uberaba
Megalimp
Mercalar
Arte e Quitanda
Ômega Serviços
D&D Embalagens
P&A Comunicação
Aílton Discos
Gráfica Novata
Digipress
Banca do Edson
Espaço Gaia
Pizzaria Saborella
Clínica Essencial
D`Santos Livraria
Sorriso Sorveteria
Jornal da Manhã
Jornal de Uberaba
Nova Color
Bar Brasil
Barão Espetos
Soma Informática
Happy Hours in Love
Quibe do Zé
Cupim Grill Churrascaria
Adelina Reis Salgados
Livraria Alternativa Cultural
Hanna Fotografia
Casa Verde
Selma Estética e Cabelo
Água Goya
Casa do Pintor
Café do Produtor
Farmácia Vitae
Morena Clara
Arroz do Padre [Shirley - Colaboradora]
Luciano [Colaborador]

Nenhum comentário:

Postar um comentário