sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

"Diário de Bordo da Terceira Série do Ensino Médio": João Marcos Vieira Moreira

Inicia aqui, a saga de uma turma de alunos com aptidões diferentes, empolgados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências e ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade...

Do outro lado: Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sintonia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

João Marcos... bem articulado, inteligente e focado nas suas metas.

Nome completo
João Marcos Vieira Moreira

Idade 
17 anos

Como é conhecido no CNSD?
João Marcos

Desde quando estuda no colégio? 
Desde o 5º ano (Ensino Fundamental 1)

Qual a sensação de ser o último ano de "escola"?
É difícil explicar... é estranho, afinal estamos terminando uma jornada para iniciar outra mais árdua, onde seremos adultos e não crianças.

O que pretende cursar e em qual instituição?
Engenharia Mecânica. Na UFV, UFU, UFTM ou na Facthus.

Qual a expectativa para 2014?
Que seja um ano tão bom quanto este, já que será um novo começo e a expectativa é grande!

Do que mais sentirá saudade?
Dos amigos, alunos e professores que sempre estiveram próximos para ajudar, para rir e para estudar também! Tive professores incríveis, como o Coutinho, Emerson, Débora e vários outros que se preocuparam com a formação humana e profissional do aluno.

Veja abaixo a escolha de Gabriel  para 2014: 
Sobre o Curso Engenharia Mecânica
Projetar, monitorar, gerenciar e fazer manutenção de máquinas, processos e sistemas de organização. Esse é o trabalho do engenheiro mecânico, que vai muito além de criar motores automotivos.
O profissional também trabalha com novas tecnologias, automação, robótica, faz controle de qualidade da produção e atua na área de energia, desenvolvendo turbinas eólicas, motores de combustão, entre outras máquinas.
Para ser um engenheiro mecânico é necessário saber física, matemática e ter curiosidade por mecanismos, dizem profissionais do setor. “Uma pessoa que gosta de máquinas, construção de equipamentos e inovações tecnológicas”, define o coordenador do curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Vitor Romano.


Mercado de trabalho
De acordo com especialistas da área, o mercado de trabalho da profissão é amplo, tem boa oferta de vagas, e possibilita atuação em áreas distintas. “É possível trabalhar em empresas de diversos setores ou criar seu próprio negócio para projetar novos produtos, softwares de serviços ou fazer consultoria”, afirma Vicente de Paulo Nicolau, coordenador do curso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “De todas as engenharias, é uma das que mais emprega”, acrescenta Nicolau.

Para o professor Luís Gonzaga, coordenador do curso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), outro fator importante é o graduado ter uma visão de engenharia de concepção. “O aluno sai do curso capaz de fazer projetos de estrutura organizacional de uma empresa e não só manutenção de máquinas”, afirma. O curso do ITA tem ênfase em mecânica aeronáutica.

Entre as áreas promissoras do mercado de trabalho, os especialistas destacam os setores de energia, combustíveis, óleo e gás e as indústrias aeronáutica, naval e automobilística . No caso das duas últimas, o trabalho deve se concentrar na produção de peças.

De acordo com dados do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) a mecânica faz parte do grupo das engenharias industriais (no qual também estão a química, a naval, a metalúrgica e a aeronáutica) que concentra o segundo maior número de profissionais da engenharia, só perdendo para a civil.

Curso
A graduação tem duração de cinco anos assim como outras engenharias. Na maioria das faculdades, os dois primeiros anos são de disciplinas básicas como matemática, física, química, introdução à engenharia mecânica, entre outras.

Nos outros três anos, o aluno tem contato com as matérias profissionais como organização industrial, transferência de calor, mecânica de fluidos, projetos de máquinas, processos tecnológicos, entre outras. A carga horária também conta com uma série de disciplinas optativas que o aluno pode escolher como forma de direcionar sua formação para a área que mais gosta.

Ao longo da graduação, os estudantes são estimulados a participar de torneios entre as diversas universidades. As competições mais conhecidas são as do Mini Baja (veículos projetados pelos estudantes para andar em terrenos acidentados), aerodesign (aviões de controle remoto) Fórmula SAE (carros de corrida) e a de robôs.

Assim como nas outras engenharias, o curso tem estágio obrigatório de 160 horas, segundo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). No entanto, na maioria das faculdades é exigido um período de experiência mais extenso.

Depois de formado, é aconselhável que o aluno se especialize ou faça mestrado numa área que goste para trabalhar com mais conhecimento em um determinado assunto. Segundo os profissionais da área, também é bom se manter atualizado sobre o que acontece na área.

Fonte: G1



Sobre a "UFU - Universidade Federal de Uberlândia"
Criada em 1969, a partir da fusão de faculdades isoladas, e federalizada em 1978, a UFU ( Universidade Federal de Uberlândia) oferece atualmente 60 cursos de graduação , 23 de mestrado, 14 de doutorado, 30 cursos de especialização e 110 de extensão.

Esta estrutura acadêmica está organizada em 28 Unidades Acadêmicas ( Faculdades e Institutos) nas áreas de Ciências Biomédicas, de Ciências Exatas e de Ciências Humanas e Artes.
A UFU conta com um universo de 1.300 professores, 17.000 alunos e cerca de 3.000 técnicos administrativos (a maior parte trabalhando no Hospital de Clínicas), desenvolvendo suas atividades com base no compromisso da educação pública, gratuita e de qualidade.

Organização Acadêmica: Universidade
Categoria Administrativa: Pública Federal
Dirigente Principal: Alfredo Júlio Fernandes Neto
CNPJ: 25648387000118
Mantenedora: Ministério da Educação
Endereço da Sede
    Campus Universitário Santa Mônica
    38400-100 - Uberlândia - MG
    Telefone: 34 3239-4411    Fax:  34 3231-4300

Campi e unidades fora de sede
Campus Santa Mônica
Campus Umuarama
Campus Educação Física
Campus do Glória
Campus do Pontal - Ituiutaba
Reitoria Engenheiro Diniz
Reitoria Duque de Caxias

Fonte: UFU


Sobre a "UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro"
Anteriormente denominada Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM, fundada em 1953, foi transformada em Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, no ano de 2005, tendo sua dedicação ao ensino reconhecida por diferentes indicadores nacionais, como o IGC 2008 (Índice Geral de Cursos), que classificou a Instituição com conceito máximo, posicionando-a entre as melhores, com a 3ª colocação de Minas Gerais e a 6ª do País.
Além da tradição no ensino, a UFTM conquistou, ao longo de 57 anos de existência, o reconhecimento nacional e internacional das atividades de pós-graduação, pesquisa e extensão que desenvolve. Na pesquisa, tem dedicado especial atenção à doença de Chagas, à Esquistossomose, à Leishmaniose e outras doenças tropicais comuns na região.
Em pleno processo de desenvolvimento, a UFTM reconhecidamente mantém sua qualidade, expandindo-a para novas áreas do conhecimento e aumentando a oferta de um ensino que busca contribuir para a ciência e para o desenvolvimento da sociedade

Av. Frei Paulino, 30 - Bairro Abadia - CEP: 38025-180 Uberaba/MG
Fone: (34) 3318-5000

Fonte: UFTM


Sobre a "Facthus - Faculdade de Talentos Humanos"
A história da Faculdade Talentos Humanos – FACTHUS – começou antes do início de seu funcionamento. Ela já existia no ideal de Guilherme Dorça, pai do fundador Luiz Humberto Dorça. Eles sonhavam ver em Uberaba uma Instituição que tornasse acessível um Ensino Superior com qualidade e humanismo. O projeto foi planejado e implantado com seriedade, competência e, acima de tudo, compromisso com a excelência, com o apoio de competentes profissionais da área de Ensino Superior. Os primeiros passos foram dados efetivamente em agosto de 2004. Nessa data, a FACTHUS obteve a publicação de seu credenciamento (Portaria nº. 2.305) e a autorização de três cursos da área da saúde.
 O primeiro Processo Seletivo aconteceu ainda em 2004. Desde então, a FACTHUS vem construindo uma história de sucesso como uma Faculdade atenta à realidade do mundo, do mercado de trabalho e, principalmente, dos seus alunos.
 Em 2010 a FACTHUS inaugura o seu Campus II – Catedral levando para lá os cursos de Administração e Direito. O novo Campus possui localização privilegiada na região central da cidade e as novas instalações contam com uma infra-estrutura adequada ao nível de excelência de ensino que a Instituição oferece.

Fonte: Facthus

Nenhum comentário:

Postar um comentário