quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

"Diário de Bordo da Terceira Série do Ensino Médio": Gabriel Acrani de Almeida

Inicia aqui, a saga de uma turma de alunos com aptidões diferentes, empolgados com o futuro, extremamente antenados às novas tendências e ainda assim com algumas dúvidas - típicas da idade...

Do outro lado: Coordenação, Direção, Professores e todo o Colégio Nossa Senhora das Dores em grande sintonia para promover um ano especial e decisivo para a formação humana e profissional de cada um destes adolescentes.

Gabriel... bem-humorado, prático e objetivo!

Nome completo
Gabriel Acrani de Almeida

Idade 
17 anos

Como é conhecido no CNSD?
Acrani

Desde quando estuda no colégio? 
Desde o 5º ano (Ensino Fundamental 1)

Qual a sensação de ser o último ano de "escola"?
Alívio porque acabou tudo, porém, muita saudade... porque eu cresci aqui.

O que pretende cursar e em qual instituição?
Geografia. Na UFTM ou UFU.

Qual a expectativa para 2014?
Entrar na faculdade e ser independente.

Do que mais sentirá saudade?
Sentirei falta da rotina escolar, da estrutura do colégio, dos professores e amigos.

Veja abaixo a escolha de Gabriel  para 2014: 
Sobre o Curso Geografia
É a ciência que estuda a superfície, o clima e a vegetação do planeta e sua ocupação pelo homem. O geógrafo estuda o solo, o relevo, o clima, a distribuição das águas e a vegetação da Terra. Também analisa a organização das populações e sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Elabora planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras. Com dados recolhidos por satélites e radares, confecciona e interpreta mapas, diagnosticando fenômenos, como a desertificação, a erosão de solos, o desmatamento e o avanço dos oceanos sobre a faixa litorânea. O licenciado dá aulas nos ensinos fundamental, médio e em cursinhos pré-universitários.

Salário inicial: R$ 2.000,00 (fonte: prof. Dante Reis Jr., da UnB); R$ 1.451,00 (professor da educação básica na rede pública por 40 horas semanais; fonte: MEC).

Curso 
Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas das áreas da geografia física, humana, regional e instrumental (cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento). Ele inicia o curso com as matérias básicas de cada área e agrega conhecimentos específicos ao escolher as disciplinas eletivas. Nos cursos de licenciatura, há ainda as disciplinas pedagógicas, como psicologia da educação e didática. Em algumas escolas, você opta, já no vestibular, entre o bacharelado e a licenciatura, enquanto outras permitem essa escolha após o aluno ter cursado as disciplinas comuns às duas titulações. O estágio é obrigatório.
Atenção: algumas graduações direcionam a formação para um setor específico, como meio ambiente (Fasar-MG e Focca-PE) ou climatologia (Unesp Ourinhos), enquanto a Unila (PR) tem um curso focado em América Latina.

Duração média: quatro anos.

Fonte: Guia do Estudante


Sobre a UFU - Universidade Federal de Uberlândia
Criada em 1969, a partir da fusão de faculdades isoladas, e federalizada em 1978, a UFU (Universidade Federal de Uberlândia) oferece atualmente 60 cursos de graduação , 23 de mestrado, 14 de doutorado, 30 cursos de especialização e 110 de extensão.
Esta estrutura acadêmica está organizada em 28 Unidades Acadêmicas ( Faculdades e Institutos) nas áreas de Ciências Biomédicas, de Ciências Exatas e de Ciências Humanas e Artes. A UFU conta com um universo de 1.300 professores, 17.000 alunos e cerca de 3.000 técnicos administrativos (a maior parte trabalhando no Hospital de Clínicas), desenvolvendo suas atividades com base no compromisso da educação pública, gratuita e de qualidade.

Av. João Naves de Ávila 2121 - Campus Santa Mônica -Uberlândia - MG
Telefone: 34 3239-4411

Fonte: UFU 


Sobre a "UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro"
Anteriormente denominada Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro - FMTM, fundada em 1953, foi transformada em Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, no ano de 2005, tendo sua dedicação ao ensino reconhecida por diferentes indicadores nacionais, como o IGC 2008 (Índice Geral de Cursos), que classificou a Instituição com conceito máximo, posicionando-a entre as melhores, com a 3ª colocação de Minas Gerais e a 6ª do País.
Além da tradição no ensino, a UFTM conquistou, ao longo de 57 anos de existência, o reconhecimento nacional e internacional das atividades de pós-graduação, pesquisa e extensão que desenvolve. Na pesquisa, tem dedicado especial atenção à doença de Chagas, à Esquistossomose, à Leishmaniose e outras doenças tropicais comuns na região.
Em pleno processo de desenvolvimento, a UFTM reconhecidamente mantém sua qualidade, expandindo-a para novas áreas do conhecimento e aumentando a oferta de um ensino que busca contribuir para a ciência e para o desenvolvimento da sociedade

Av. Frei Paulino, 30 - Bairro Abadia - CEP: 38025-180 Uberaba/MG
Fone: (34) 3318-5000

Fonte: UFTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário