segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

“Ele trocou a morte imediata por uma morte provável”

Todos eles trocaram uma morte imediata por uma morte provável. Tati Bernardi ao escrever a frase que nomeia esse texto foi mais do que feliz, referindo-se a todos os lutadores, que lutam contra seu superior, contra uma política, contra a natureza e contra a vida, referindo-se a todos que não aceitam nem baixam a cabeça diante do sofrimento, diante da injustiça. Tudo, logo após a imagem de um menininho afogado ser divulgada ao tentar entrar em outro país.

A dor, o sofrimento e o medo estão se infiltrando no coração das pessoas e corrompendo-as, rasgando-as da mesma forma que se rasga o papel, quebrando-as da mesma forma que se quebra o vidro e modelando-as como se faz com argila. E cada pessoa lida com a dor e o medo e o sofrimento de uma forma diferente, porque, inevitavelmente, alguns corações são mais fortes que outros e são esses que lutam para serem bons, enquanto que outros apenas se deixam levar pela facilidade da alternativa. Esses, então, escolhem pregar uma política destruidora, ou pregar uma palavra que designa ser de um Deus que apenas quis pregar o amor.

O ser humano perdeu a capacidade de discernimento, junto com a capacidade de amar. Perdeu a liberdade de expressão e a liberdade de viver. Se você está na rua, você está com medo; se está em casa, está com medo; se está em outro país então...

 Devemos nos erguer e dizer que “já basta”. Já basta de tanto medo e já basta de tanto sangue (inocente) derramado. Basta de terroristas que nomeiam suas atrocidades como palavras vindas de seu Deus. Basta de violência contra o próximo, porque ele não convém aos seus estereótipos. Chega de injustiça. E esse chega serve a nós mesmos. Todos somos terroristas, mesmo que dentro de nós mesmos, julgar o outro é parte humana e parte cultural.

 Não nos impuseram o terrorismo ou o preconceito, nós mesmos os criamos e cabe a nós acabar com eles.



Texto escrito pela aluna Luiza Aparecida Chaves Ranuzzi - 1ª série "A". 

Professora responsável: Profª Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário