terça-feira, 1 de dezembro de 2015

"O uso do celular na sala de aula: prejudica ou acrescenta?"

A tecnologia está cada vez mais presente no mundo contemporâneo e é comum entre todos ou pelo menos entre a grande maioria dos jovens, que tem algum aparelho eletrônico como celulares e tablets. A polêmica começa quando esses aparelhos entram para as salas de aulas e o que se discute é se o aluno deve ou não ser proibido de usá-los.

 É óbvio, o celular facilita a vida de todos e que atire a primeira pedra quem nunca olhou uma lousa cheia de coisas e desejou que aquilo se copiasse sozinho. O celular faz isso, ele “copia” a lousa e deixa aquilo guardado nas mãos dos jovens. Apesar de muitos alunos não olharem nem a metade das fotos tiradas, isso também acontece com os cadernos, muitos copiam, fecham o caderno e nunca mais o abrem.

Não se deve esquecer também que o uso de celulares nas aulas tanto beneficia quanto atrapalha. É fato que facilita e acrescenta, já que o aluno terá uma forma a mais para estudar e relembrar o conteúdo da aula, mas vale ressaltar que pode prejudicar, e isso já foi confirmado por pesquisas que apontaram que a escrita é melhor para fixar conteúdo.

Tendo em vista tudo isso, a questão de proibição da utilização do celular para fotografar a lousa, por exemplo, é algo muito relativo, uma vez que as opiniões de cada escola divergem. Alguns acreditam que, se o uso do celular para fotografar a lousa for por opção do aluno que se sente mais confortável com isso, não é um problema. Por outro lado, alguns acreditam que o celular é sim um problema e deve ser proibido já que ficou comprovado pelos pesquisadores norte-americanos que a escrita ajuda no melhor processamento da matéria.

Não se pode negar que a sociedade está em rede e as escolas não podem colocar um muro. O jeito é conciliar o uso de tecnologia com o ensino, permitindo que os alunos utilizem de forma consciente e adequada o celular somente quando for contribuir ou mesmo facilitar a aprendizagem, uma vez que os jovens assimilam de formas diferentes o conhecimento, por isso os educadores não devem inibir esse mecanismo adotado por eles.

Texto escrito pela aluna Gabriela Manzan Alves - 1ª série "B". 

Professora responsável: Profª Dra. Priscila Marques Toneli

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