quinta-feira, 10 de março de 2016

"A mulher brasileira"

Já no início dos tempos, o “sexo frágil” era considerado inferior aos homens por ser mais fraco e ter como única finalidade, cuidar da casa, do marido e dos filhos. Acontece que a inferioridade leva à possessão, que leva à violência: um dos problemas mais sérios da sociedade atual brasileira.

O Brasil, apesar do desenvolvimento tecnológico e por vezes social, é extremamente conservador e patriarcal, de modo que muito da sociedade ainda vê como natural a violência contra as mulheres. Foram criadas, como forma de tentativa de contenção dessa mentalidade antiquada, leis que garantem a segurança feminina em casos de violência. A Lei Maria da Penha, inserida no código penal brasileiro após a denúncia de uma mulher com esse mesmo nome contra seu marido que a agredia e causou sua paraplegia, coloca a violência feminina como um crime, e como tal cabível de punições prescritas na lei que vão de advertências até o cárcere.

Em outras partes do mundo, porém, as mulheres são vistas como deusas e até mesmo superiores aos homens per darem continuidade à raça humana, costume de mentalidade muito comum de várias tribos africanas. Vê-se, portanto, que a forma como as coisas são vistas muda de cultura para cultura, mas deve-se ter cautela no modo como manifestar a sabedoria popular, além de que o conhecimento acerca da igualdade de gêneros é de suma importância para o desenvolvimento justo e saudável da nação.

Nesse sentido, deve-se, ao invés de julgar os pontos negativos de culturas diferentes, mirar-se em seus pontos positivos e louváveis, muitas das vezes deficientes no Brasil, uma atitude que deve ser encorajada pelos governantes, por meio de propagandas para todos os públicos de todas as idades, tanto nas redes sociais como nas instituições de ensino, além de que a abordagem do tema nas escolas pelos professores, fontes de inspiração aos alunos, aumentará a consciência dos brasileiros acerca da igualdade de gêneros no Brasil.



Texto escrito pela aluna Júlia Barbassa França - 2ª série "B". 

Professora responsável: Profª Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário