quinta-feira, 14 de abril de 2016

"O homem submisso à sua própria criação"

O Mito da Caverna, escrito pelo filósofo Platão, fala sobre uma caverna onde prisioneiros viviam desde seu nascimento, olhando para a parede do fundo iluminada pela luz de uma fogueira, enxergando apenas sombras das estatuetas, imaginando que estas são reais. Esse mito, na verdade, é uma alegoria da maneira como o ser humano tem uma visão distorcida da realidade, vendo e acreditando apenas no que é apresentado pela cultura e até mesmo pelas mídias. Nesse caso, a caverna representa o mundo, em que as imagens mostradas não condizem com a realidade, e esta só é mostrada quando há a libertação das influências as quais estão submetidos.

É evidente que as mídias influenciam significativamente na vida do ser humano moderno, fazendo com que as realidades sejam apresentadas a ele de acordo com os interesses e as opiniões do veículo apresentado. No entanto, o homem deve ter a consciência de que é imprescindível e procurar saber a veracidade das notícias que o cercam diariamente, seja qual for a mídia que trouxera a informação.

Por outro lado, é inegável que a tecnologia traz consigo grandes avanços, tais como a facilidade de comunicação e de informação, entretanto seus usuários nem sempre sabem como fazer o uso inadequado da mesma. Acabam por falar tudo aquilo que ouvem, principalmente quando se trata de política, em que muitos reclamam da corrupção, dos partidos e do próprio governo em si, mas não sabem nem mesmo qual o motivo e nem o modo como podem colaborar para que alguma mudança seja feita, evidenciando a falta de interesse dos cidadãos em procurar saber e quão grande é sua vontade de reclamar.

Além de jornais, as novelas são mídias que atraem os espectadores para que possam fugir da realidade, baseando-se em tudo aquilo que lhes é apresentado, podendo se considerar uma verdadeira fuga, em que os personagens e o enredo retratam o que muitos de seus espectadores adotam como filosofia de vida.

 Logo, entende-se que o ser humano está sendo escravizado por tudo que ouve e vê através da mídia, ou seja, esta tem o controle de seus corpos e de suas ações, fazendo com que um veículo de informação se torne uma grande ameaça aos seus próprios criadores que, ao invés de fazer dele um bom uso, os homens acabam por perder seu discernimento na interpretação da realidade, entrando novamente no mundo, representado pela escuridão e pelas sombras da caverna.




Texto escrito pela aluna Gabriela Alves Costa da - 3ª série "A". 

Professora responsável: Profª Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário