quinta-feira, 17 de novembro de 2016

“O MMA é um esporte como outros ou injustificada glorificação da violência?”

Artigo de Opinião - Violência positiva

O MMA, ou mistura de artes marciais, é um espetáculo de luta que pode parecer bastante violento para o espectador e a sociedade, no entanto há cada vez mais pessoas que defendem e gostam desse espetáculo.

Ainda que algumas pessoas acusem os eventos de MMA de promoverem e incentivarem a violência na sociedade, principalmente entre os jovens, podemos levar em conta que assistir a cenas de violência nos ajuda a controlar nossa agressividade no dia a dia.

Diante disso, a exposição à violência traria um efeito positivo à sociedade, já que causaria uma descarga emocional e nos ajudaria a lidar com nossa própria agressividade. Para Aristóteles, seria como uma purificação da alma por meio da emoção, favorecendo uma coesão do corpo da sociedade, político e social, e um controle de agressividade, com o mesmo efeito da exposição à violência na Grécia Antiga, ou seja, os espetáculos que manifestam a agressividade evitariam conflitos e agressões na sociedade.

O MMA é um esporte que conta com regras rígidas, controle de danos e o profissionalismo dos atletas, o que impede a prática de ser somente uma forma de violência gratuita, tornando-a dentro dos princípios dos direitos humanos. Com isso, o esporte traz aspectos positivos e não pode ser considerado uma forma de violência gratuita.



Texto escrito pelo aluno Robert Ferreira Cunha – 9º ano A 

Professora responsável: Thaise Hoyler Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário