sexta-feira, 27 de abril de 2018

"Crise na segurança pública brasileira"

Durante o Período Regencial brasileiro, diversas revoltas como Cabanagem, Sabinada e outras resultaram em diversas vítimas devido à incapacidade do Governo de oferecer segurança frente à violência que se instaurou no país. Da mesma maneira, atualmente, a sociedade sofre as consequências da crise na segurança pública brasileira em razão da má administração pública, seja pela ineficiência da aplicação das leis, seja pela ausência de treinamento das polícias.

É indubitável que a incapacidade do Governo de garantir segurança pública aos brasileiros é resultado das brechas na aplicação da Constituição. Segundo Aristóteles, a base da sociedade é a justiça, assim a ausência de segurança no Brasil ocorre porque, na prática, aqueles que não cumprem as leis não são punidos conforme a Constituição determina. Desta maneira, é necessário que o Governo aumente a quantidade de polícias nas cidades que fiscalizem o cumprimento das leis e encaminhem os criminosos para serem julgados pela justiça.

Ademais, a crise persistente nos órgãos que garantem a repressão contra a violência é fruto da ausência de treinamento adequado para as polícias, que não são competentes o suficiente para manter a segurança do país. De maneira análoga, durante a Guerra Fria, Rússia e Estados Unidos investiram em treinamento de seus exércitos como forma de se prepararem para uma possível guerra, já que diante da eclosão da violência é necessário que as milícias do país possuam o devido treinamento para não fracassar em garantir a segurança. Portanto, é indiscutível que a falha na segurança brasileira é uma consequência da má administração pública que não se preocupa com a formação eficiente das polícias.

Com o objetivo de atenuar a crise na segurança pública no Brasil, cabe, portanto, ao Governo promover o aperfeiçoamento das técnicas da Polícia Civil, Militar e Federal, além de oferecer melhores salários e melhores condições de trabalho para esses profissionais. Essa ação deverá ser feita através do aumento do número de horas de treinamento para a formação de policiais e a aplicação de provas físicas durante essa preparação combinadas ao oferecimento de planos de saúde para os membros das polícias e menores jornadas de trabalho, visando, assim, a criação de milícias mais preparadas para lidar com a violência brasileira. Somente dessa forma a crise na segurança do Brasil será atenuada e, conforme Aristóteles, a base para o progresso e o desenvolvimento da sociedade será construída.



Geovana de Paula Pereira 

2ª série "A" - Ensino Médio

Texto redigido sob a orientação da Professora Drª Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário