sexta-feira, 6 de julho de 2018

"Beleza e saúde"

A série “O mínimo para viver” estreada pela Netflix demonstra aspectos atuais da forma como os transtornos alimentares são vistos pela sociedade, com destaque às doenças como bulimia e anorexia que acometem uma jovem que tenta lutar contra isso no decorrer da trama. Logo a série retrata nossa sociedade contemporânea que impõe um padrão de beleza, causando transtornos alimentares entre os jovens brasileiros.

Nesse contexto, na segunda geração do Romantismo, conhecida também como geração ultrarromântica, os poetas retratavam em suas obras aspectos como escapismo, uma forma de fugir dos problemas por meio de métodos como álcool, drogas e suicídio. Atualmente, para um indivíduo fugir dos problemas sociais, como as insatisfações corporais, descontam suas preocupações em comidas, principalmente doces, gerando uma compulsão alimentar e acarretando a transtornos alimentares. Por outro lado, também há jovens que, devido ao padrão de beleza imposto pela sociedade, utiliza de métodos para perder peso, intensificando doenças como a bulimia para satisfazer e criar um corpo imposto pela sociedade e principalmente pela mídia.

Ademais os costumes familiares também tornaram-se aspectos que influenciam nos transtornos alimentares entre os jovens brasileiros, visto que a criança cresce em uma sociedade capitalista que está em constante movimento devido à tecnologia. Desse modo, a criação de propagandas que evidenciam o consumo de “fast food” como as do “McDonald” influenciam os jovens visto que são criados em um ambiente com maus hábitos alimentares como a família brasileira contemporânea. Assim, de acordo com a teoria da tábula rasa de John Locke, o indivíduo nasce como uma folha em branco e irá preenchê-la conforme suas experiências, ou seja, o incentivo de um bom hábito alimentar irá influenciar o indivíduo desde criança.

Portanto, para amenizar essa problemática vivenciada por muitos brasileiros que vivem pautados principalmente pela angústia conforme o pensamento do filósofo Soren Kierkegaard, é necessário que o Governo, na figura do Ministério da Saúde, crie debates e campanhas nos postos de saúde, em que os indivíduos terão acompanhamento com nutricionistas. Cabe também às mídias desempenharem propagandas que exponham a realidade e as doenças que afligem principalmente os jovens devido aos transtornos alimentares como vivenciado pela jovem da série “O mínimo para viver”. Assim, a sociedade terá bons hábitos e exemplos alimentares.



Camilla Peres Almeida 

3ª série "B" - Ensino Médio

Texto redigido sob a orientação da Professora Drª Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário