sexta-feira, 13 de julho de 2018

"Transtornos alimentares X Padrões de beleza"

Um dos grandes problemas presente atualmente são os transtornos alimentares. Gerados por um estímulo descontrolado de consumação pelas diferentes mídias e pela imposição de um padrão de beleza, especialmente entre os jovens, a obesidade e os casos de anorexia vêm crescendo em uma escala sem precedentes. Dessa forma, os transtornos alimentares são verdadeiras patologias sociais, criadas e sustentadas pela própria sociedade, mas que podem ser medicadas/solucionadas por práticas simples e precisas para a problemática.

É indubitável que padrões de beleza sempre existiram. Tais padrões retornam aos primórdios da humanidade, na qual ser acima do peso era algo cobiçado, por significar capacidade de gerar mais descendentes, diferente de hoje, que se vangloria a magreza por significar longevidade e a capacidade de caber em vestimentas da moda verão, inverno e primavera. De acordo com a teoria do fato social de E. Durkhein, os indivíduos buscam aceitação de outros por meio da coercitividade, ou seja, padronização, que é gerada por razões exteriores ao indivíduo, justificando a razão pela busca do corpo ideal, por pura aceitação da pessoa ao grupo com o qual ela vive, o que infelizmente leva ao aumento dos casos de anemia.

As exigências das mídias também é o maior fator de influência sobre o descontrole alimentício. Com constantes propagandas de alimentos gordurosos e prejudiciais à saúde, é inevitável que a satisfação do paladar sobreponha a busca por uma vida saudável. Assim, esse tipo de alimentação torna-se um hábito entre várias famílias. Nesse sentido, estudos realizados em 2016 pela Faculdade Imperial de Londres afirma que, de 1975 a 2014, o número de homens obesos triplicou e o de mulheres duplicou, no total saindo de 105 milhões para 614 milhões de casos de obesidade, sendo de extrema urgência a criação de métodos que resolvam tal problema.

Para resolver esses transtornos alimentares citados, faz-se necessária, primeiramente, a quebra do padrão de beleza, que, por meio de ações do Ministério da Saúde, a partir da realização de campanhas que promovam a autoaceitação e a repugnância a atitudes que levem à anorexia, a serem veiculadas em todas as mídias e em escolas para dar fim nesses casos. Essas campanhas também incluirão orientações contra a obesidade, mostrando seus perigos e danos na vida das pessoas divulgadas com vista a dar fim aos transtornos alimentares.



Caio Mazeto Costa 

 3ª série "A" - Ensino Médio 

 Texto redigido sob a orientação da Professora Drª Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário