quinta-feira, 6 de setembro de 2018

"Carta para o Ministro da Saúde"

Uberaba, 11 de maio de 2018.

Prezado Ministro da Saúde Gilberto Occhi,

Nos últimos tempos, o número de casos de suicídios entre os jovens e adolescentes cresceu consideravelmente, fato que me preocupa, já que há dois anos eu e minha família sofremos com a morte do meu irmão de apenas 17 anos que se suicidou, e, visto que essa situação é recorrente em diversas outras famílias brasileiras, o senhor, na condição de Ministro da Saúde, conhece a depressão que leva grande parte dos jovens a tirarem a própria vida e, por isso, entende que há tratamento para essa doença, assim é possível evitar que esses índices continuem aumentando.

Diante disso, é indubitável que o suicídio constitui uma forma de fugir da realidade e da depressão com a qual este jovem está passando. No entanto, quando diagnosticada no início, a depressão possui um tratamento que o senhor, como Ministro da Saúde, conhece melhor que eu, logo é necessário que o paciente busque ajuda e aceite esse transtorno mental para ser tratado, fato que não ocorre em muitos casos, e, da mesma forma, não ocorreu com meu irmão, que nunca demonstrou sinais e não recorreu à ajuda, já que, como o senhor mesmo presencia, muitos doentes sentem vergonha devido ao preconceito da sociedade que insiste em lidar com a depressão como mera forma de “chamar a atenção”.

Além disso, outro grande problema da nossa sociedade é que muitos brasileiros preferem atribuir a causa dos suicídios à mídia e à Internet, como eu mesma fazia antes do acontecido com meu irmão, ao invés de compreender que esta atividade é resultado da ausência de cuidado e atenção com o sofrimento desse paciente, que de uma simples dor evolui para uma doença grave como a depressão. Ademais, recentemente o jogo “Baleia Azul” e a série “13 Reasons Why” foram taxados como principais motivos de diversos suicídios, porém o senhor que compreende o cérebro humano sabe perfeitamente que uma pessoa não pode ser facilmente influenciada assim, e por isso só constituem risco quando já existe a depressão e eles tornam-se formas de escapismo.

Desta maneira, eu, por não desejar que nenhuma outra família passe pelo que eu passei, espero que o senhor, sendo Ministro da Saúde e, portanto, capaz de minimizar esse problema, implante campanhas de conscientização para os jovens e suas famílias procurarem ajuda médica quando houver sinais de depressão, além de intensificar o atendimento psiquiátrico e a distribuição de antidepressivos nos postos públicos, já que o senhor compreende que as causas dos suicídios está na ausência de tratamento para a depressão.

Atenciosamente, Josefa.




Esta carta foi redigida pela aluna Geovana de Paula Pereira - 2ª série do Ensino Médio quando solicitada a produzir textos adaptados aos vestibulares da UFU.

Texto redigido sob a orientação da Professora Drª Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário