sexta-feira, 30 de novembro de 2018

"O consumo de lixo"

A Revolução Industrial foi um processo histórico marcado por modernização e inovações, o qual refletiu nos aspectos de desenvolvimento tecnológico atualmente e no acúmulo de objetos que contribuirão no descarte incorreto de resíduos no Brasil. Desse modo, torna-se uma urgência a discussão sobre a educação ambiental para que os aspectos consumidores não influenciem no descarte incorreto de resíduos no Brasil.

Em vista desse cenário, é indubitável a influência da conduta humana sobre o consumismo no que tange ao acúmulo e ao descarte incorreto de resíduos. O documentário Minimalism, da Netflix, apresenta o ato consumista do ser humano, que acumula diversas futilidades que contribuirão para a degradação ambiental, tendo em vista a existência de objetos que demoram anos para se degradar. Assim, é necessária uma educação ambiental que incentive as práticas de reciclagem, preocupando-se com o meio ambiente.

Ademais, o descarte incorreto de resíduos pode prejudicar a vida marinha, tendo em vista a liberação de substâncias tóxicas para peixes, baleias e tartarugas, dentre diversas espécies. A novela da Rede Globo Avenida Brasil trata de um assunto que passa em um lixão e não apresenta em momento algum as práticas de reciclagem que beneficiem o meio ambiente. Além da novela que aborda assuntos relacionados à eliminação de resíduos, o filme Wall-E trata da situação do mundo após as ações antrópicas, expondo as consequências de nossas ações e, principalmente, do descarte incorreto de resíduos.

Logo, para amenizar essa problemática, é necessário que o governo incentive na educação dos jovens, pois, consoante ao pensamento do filósofo Francis Bacon, “conhecimento é poder”, e a formação educacional irá contribuir no perfil de cidadão dos jovens brasileiros, desse modo, cabe ao governo incentivar ações de conscientização nas escolas, criando e desenvolvendo projetos como “agente ambiental mirim”, no qual será um projeto que os jovens, com o apoio de um professor, irão debater sobre as relações ecológicas e ambientais no mundo, incentivando também outras gerações a fazer o mesmo. Também é de suma importância a construção de espaços ecológicos nas escolas, que façam com que os alunos despertem interesse a questões voltadas ao meio ambiente.




Camilla Peres Almeida

3ª série B - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Toneli



Nenhum comentário:

Postar um comentário