segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Alunos redigem textos após visita à Capela do CNSD

Os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de atividade na Capela CNSD durante as aulas de Redação, sob a orientação da Professora Nilva Aparecida Minaré Félix.
           
“As alunas daquela época aprendiam latim, francês e outras línguas (sinceramente, eu gostaria de aprender latim). Elas usavam um uniforme diferente do que é usado hoje em dia, era uma blusa grande de abotoar, uma saia que bate no joelho e uma gravata (eu adoraria usar esse uniforme)” – Isabella Santos Duarte, 5º ano “A”.

“O passeio ao Museu da Capela não foi o que eu esperava, foi mais do que eu esperava. Para começar, uma das coisas que eu mais gostei lá foi a concha natural, que era usada para o batismo. [...] O abridor de cartas é um objeto que eu nunca tinha visto nem ouvido falar. A calculadora era enorme e bem estranha. O ferro de passar roupa à brasa já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto pessoalmente. A chave da Capela é bem grande e tinha uma corrente. [...] Da parte das pedras, a que eu achei mais bonita foi o quartzo hialino. Tinha também diamante, esmeralda. Em Geografia, nós estávamos estudando sobre os sambaquis, que tinham lá também. O mapa asiático feito de papel maché deu uma visão bem realista” – Mateus Silva Morais, 5º ano “A”.

“Chegamos à Capela. Era enorme, linda, cheia de belos azulejos. [...] A primeira sala era cheia de símbolos religiosos, vasos e prêmios que as irmãs adquiriram. A segunda tinha animais empalhados, quadros antigos e alguns objetos relacionados à Matemática. A terceira também tinha símbolos religiosos, mas o que me impressionou mesmo foi ver os cadernos das alunas: mapas impecáveis desenhados à mão. Na quarta sala estavam várias máquinas antigas, [...], como calculadoras e escritoras, bem diferentes das atuais máquinas modernas. [...] Depois fomos para as pedras. Para ir lá, teríamos que passar pela torre, mas não iríamos subi-la, e todos olhavam para cima, admirados. Também haviam peças de madeira e mais mapas. No final, perguntei para alguns colegas suas partes favoritas do passeio, e, pelo visto, a maioria preferiu os animais empalhados e as pedras” – Pedro Veloso de Oliveira, 5º ano “A”.

Quer saber mais sobre esta atividade? Acesse o site CNSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário