terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Ensino Médio CNSD já se prepara para o próximo ENEM: "Simbologia comportamental"


Atualmente, no Brasil, o surgimento da internet facilitou a vida da população em diversos aspectos, porém possibilitou o controle de dados do usuário, contribuindo imensamente para a manipulação do comportamento humano. Segundo Jean-Jacques Rousseau, o homem é bom, mas a sociedade o corrompe. Da mesma forma, a internet tornou-se uma ferramenta de controle e mudança do comportamento dos homens, corrompendo-os. Isso ocorre devido a uma imposição velada exercida pelos meios digitais.

Diante dessa problemática, é visto que a educação ineficiente é um fator preponderante para permitir que essa manipulação ocorra. De acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele; assim, o controle de dados somente possui a capacidade de manipular o modo de agir graças à ausência de senso crítico dos brasileiros que legitimam essa manipulação, pois a educação oferecida no Brasil ainda é muito ineficiente. Portanto, é necessário que o Estado desenvolva políticas públicas de aprimoramento do sistema educacional com o intuito de impedir que o controle do comportamento dos homens persista no Brasil.

Ademais, é indubitável que a internet é responsável pela imposição de determinados padrões de comportamento que são plenamente aceitos. Conforme os estudos de Pierre Bourdieu, há, na sociedade, uma violência simbólica, ou seja, determinados grupos de poder impõem os padrões e os dominados aceitam essa imposição de maneira natural. Da mesma maneira, a internet permite que os grupos dominantes, através do controle de dados do usuário, sejam capazes de exercer sua influência no comportamento da população.

Sendo assim, é necessário que o Governo implante nas escolas políticas públicas que permitam o desenvolvimento de senso crítico dos jovens para lidar com a internet. Tal ação deve ocorrer através de aulas de Sociologia e Filosofia que mostrem aos alunos como os meios digitais impõem um comportamento à sociedade e como os brasileiros devem agir para impedir essa manipulação, para que, então, a internet não seja capaz de interferir no comportamento humano. Somente assim, o indivíduo ideal de Kant impedirá a legitimação da violência simbólica no Brasil.



Geovana de Paula Pereira

2ª série - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário