quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Ensino Médio CNSD já se prepara para o próximo ENEM: "O poder controlador da internet"

A internet vem se tornando cada vez mais acessível no Brasil e se transformou em um meio bastante procurado para a busca de informações, tendo em vista a velocidade e a interatividade que ela nos fornece. Entretanto, essa ferramenta também traz à população alguns malefícios devido à manipulação de dados presente em seu meio, baseado no comportamento do internauta. A manipulação dos dados ocorre devido ao sucateamento da educação brasileira, tendo em vista que a população menos instruída está propensa a ser controlada facilmente.

O controle dos usuários da internet pode ser exemplificado pela Alegoria da Caverna, de Platão. Para o filósofo, as pessoas que estão inseridas nessas cavernas limitam suas visões de mundo apenas ao que está ocorrendo ao seu redor, deixando de ter o pensamento crítico e a visão de mundo ampliada. Isso também ocorre no âmbito virtual, pois, com a manipulação de informações, acabam-se criando bolhas virtuais sem que exista a convergência de ideias e opiniões. Tal fato contribui para que a população desprovida de criticidade e de educação de qualidade se torne cada vez mais ignorante, uma vez que elas estarão inseridas em “cavernas virtuais”.

A existência das cavernas virtuais é extremamente prejudicial, pois os indivíduos acabam sendo influenciados pelo determinismo (o meio define o homem), ou seja, as bolhas virtuais definem o pensamento do internauta. Com o sistema educacional precário que assola o país, a formação de cidadãos críticos está sendo amenizada, consequentemente, a sociedade está cada vez mais sujeita à manipulação, pois, de acordo com Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele.

Para que possamos minimizar os efeitos da manipulação de informações na internet, o Estado deve trabalhar em conjunto com o MEC para que sejam implementadas nas escolas discussões a respeito dos riscos que a internet oferece aos seus usuários. Com isso, objetiva-se a formação de jovens com pensamento crítico e que, indubitavelmente, não se enquadrarão nas cavernas, buscando sair delas para conhecer outras visões de mundo.


Arthur Feliciano Marques

2ª série - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário