quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Ensino Médio CNSD já se prepara para o próximo ENEM: "O mal do algoritmo"


Com a Terceira Revolução Industrial, mais conhecida como Revolução Técnico-Científica, o uso de tecnologias começou a crescer exponencialmente, assim como o número de usuários da Internet, que possui um mecanismo denominado algoritmo capaz de analisar o que o usuário gosta ou procura, mandando-o para lugares reconhecíveis. Atualmente, entretanto, esse mecanismo vem causando uma grande problemática, uma vez que a população brasileira não consegue analisar o que chega de informações, seja por uma falta de senso crítico, seja por uma má gestão governamental.

É indubitável o fato que a falta de senso crítico facilita a manipulação do usuário no meio virtual. Segundo Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, então, se o ser humano não foi educado a distinguir entre o que é real e o que é meramente comercial, ou seja, entre o que ele quer e o que é melhor para ele, ele vai ser apenas mais manipulado. Sendo assim, é necessário que a população amplie e melhore seu senso crítico, a fim de evitar cair em ilusões virtuais.

Ademais, é impossível negar que o Governo possui um papel importante na filtragem de informações virtuais. Como John Locke afirma, o ser humano ao nascer é como uma folha em branco, e, conforme vai vivendo, preenche-a com suas experiências. Assim também funciona a vida na Internet: conforme o usuário vai recebendo informações, ele vai preenchendo sua folhas com elas, sejam elas manipulatórias ou não. Portanto, cabe ao Governo a filtragem e fiscalização dessas informações, permitindo que o usuário preencha sua folha virtual com informações não manipuladas.


Letícia Rafaela Perez Batista

2ª série - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário