quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Ensino Médio CNSD já se prepara para o próximo ENEM: "Manipulação na era digital"

Com o advento da Globalização surgiu a Internet, que representou um grande avanço tecnológico da humanidade, possibilitando o distanciamento das relações comerciais, internacionais e pessoais no mundo. Apesar dos benefícios trazidos pela era digital, a Internet transformou-se em instrumento de manipulação, haja vista a ocorrência do controle de dados dos usuários nesse meio, seja pelo uso precoce do mundo virtual, seja pela falta de senso crítico da população.

Em primeira análise, de acordo com o estudioso Thomas Laqueur, as crianças não são formadoras de juízo e, por isso, são mais fáceis de manipular e de influenciar. Em vista disso, observando que, segundo o IBGE, 65% das crianças menores de 10 anos são usuárias da Internet, nota-se que a manipulação no mundo digital é efetiva, já que nessa idade ainda não há criticidade. Portanto, conclui-se que a utilização precoce da era digital por crianças contribui para a manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados, então os pais devem ter ciência que o uso tardio da web evitaria que os jovens fossem persuadidos.

Por outro lado, de acordo com Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele”; portanto, a ausência de uma boa formação educacional encaminha a população para a carência de senso crítico e, consequentemente, torna os cidadãos alienados e influenciáveis. Então, é necessário o acesso da nação a uma boa educação, para que os cidadãos não sejam manipulados pelo controle de dados da Internet.

Logo, conclui-se que a manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados na Internet é perpetuada pelo uso precoce do meio virtual e pela falta de senso crítico da população. Sendo assim, cabe ao Governo realizar campanhas que mostrem aos pais a facilidade de manipular uma criança, a fim de evitar o uso precoce da web. Além disso, deve haver o investimento governamental na ala educacional para que haja o desenvolvimento do senso crítico da população e, assim, evitar que a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados seja efetiva.


Mariana Celina Britto

2ª série - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Marques Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário