sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

"O grande impasse do século XXI: o descarte incorreto do lixo"


Sendo um dos impasses mais impactantes do Brasil, o descarte incorreto de lixo gera diversas consequências negativas, tanto para a sociedade, quanto para o meio ambiente. De acordo com a teoria malthusiana, a população cresceria em progressão geométrica e a produção de alimentos em progressão aritmética, causando a fome. Entretanto, observou-se que os alimentos superaram o crescimento demográfico. Isso levou à existência do consumismo exagerado de produtos, que propicia o acúmulo de lixo e, logo, o seu descarte incorreto. Tal fato acontece devido à falta de conhecimento das pessoas aliado a políticas públicas ineficientes.

Em primeiro lugar, é indubitável que as pessoas que descartam o lixo incorretamente não conhecem as consequências desse ato. Dessa forma, segundo Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Seguindo esse pensamento, caso uma educação de qualidade fosse proporcionada à população, ela teria conhecimento dos danos que o descarte incorreto possui e iria buscar meios como a reciclagem e a compostagem e participaria de coletas seletivas, evitando a liberação de chorume e de gases tóxicos e a proliferação de doenças causadas pelo lixo mal eliminado. Sendo assim, com a promoção de uma educação ambiental básica, é possível atenuar o problema.

Em segundo lugar, percebe-se que as práticas públicas são essenciais para a solução da problemática. Dessa maneira, conforme Charles Mills, um problema da esfera individual deve se deslocar para a esfera pública. Logo, nota-se que projetos públicos que incentivam o descarte correto são necessários, assim como é importante que os cidadãos se engajem e se unam para a resolução da questão, formando uma parceria entre as pessoas e o Estado. Isso deve ser feito com regularidade e com o intuito de levar a coleta seletiva a bairros necessitados. 

Entende-se, portanto, que é possível mudar tal situação com algumas medidas. Uma delas é a melhoria das políticas públicas, por parte do Governo Federal junto a ONGs para promover o descarte correto do lixo. Outra ação é investir na educação por parte do Estado aliado ao Ministério da Educação, com a promoção de debates sobre os impactos do descarte incorreto e mostrar a importância da reciclagem. Isso deve ser feito nas aulas de Biologia, a fim de conscientizar os jovens do ensino médio.



Augusto Souza Campos Durante

3ª série "A" - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Toneli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário