quinta-feira, 28 de março de 2019

"Nocividade à vida"

No livro Capitães de Areia, o escritor Jorge Amado retrata um grupo de garotos que vivem nas ruas e abusam do uso de drogas, o que acaba gerando consequências negativas para estes meninos. De maneira semelhante, atualmente, no Brasil, o número de jovens drogados aumentou notoriamente devido aos desafios de encontrar caminhos de combate às drogas e à carência de políticas públicas direcionadas a esse problema, seja pela falta de senso crítico dos brasileiros, seja pela influência do meio social.

Diante dessa problemática, é indubitável que o envolvimento com as drogas está relacionado com a falta de formação crítica da população. Segundo o filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Assim, o indivíduo que é exposto às drogas sem ter recebido previamente uma orientação sobre o assunto e sem ter desenvolvido o pensamento crítico necessário torna-se muito mais vulnerável a esse problema. Portanto, conforme o exposto pelo filósofo, um dos caminhos de combate às drogas é a adesão de projetos de prevenção nas escolas.

Ademais, é visto que o ambiente em que a pessoa está inserida é um fator preponderante para transformar-se em usuário. De acordo com o sociólogo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar e agir e que é transmitida entre a população. De forma análoga, quando o indivíduo está em contato com uma esfera social em que a conduta geral é de uso dessas substâncias, essa pessoa tende a reproduzir essa ação graças ao fato social incrustado no meio em que ele está. Dessa maneira, é fato que, no Brasil, não há programas governamentais que visem minimizar a forma de comportamento corrente nessas comunidades.

Sendo assim, é necessário que o Governo implante, nas escolas, políticas públicas que desenvolvam a criticidade da população em relação às drogas. Tal ação deve ocorrer por meio de palestras com psicólogos e aulas interativas e lúdicas, em Biologia, que mostrem aos alunos as consequências do uso de entorpecentes, para que, então, o número de usuários diminua consideravelmente. Somente assim, o indivíduo ideal de Kant destruirá o fato social vigente.




Geovana de Paula Pereira

3ª série "A" - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário