segunda-feira, 15 de abril de 2019

"Madre Anastasie hoje"

Maria Alexandrina de Conduché, Madre Marie-Anastasie, a mesma mulher doce, dedicada e forte. Como filha, um exemplo dentro do seu lar, de cuidado e resignação. Como religiosa, um exemplo de dedicação e compreensão sem perder a firmeza com seus propósitos.

Como enxergamos essa MULHER?

Seus ensinamentos são a maior prova de que devemos praticar o que ensinamos. De que o exemplo é e continuará sendo por muito tempo a ferramenta mais poderosa que temos. Nossas palavras podem ser lindas, mas se não estiverem de acordo com nossas atitudes de nada servirão.

Ao longo do último ano, estudamos o livro “Vida e Obra de Madre Anastasie: Percursos de Amor e Bondade”. Em casa a leitura, nas REDUC’s os comentários e debates sobre sua vida. Atividades foram feitas com os alunos e colaboradores. O que ficou? O que foi aprendido? O que serviu de exemplo para colocarmos em prática e aperfeiçoarmos? A verdadeira aprendizagem acontece quando os discípulos superam o mestre, ensinando outras pessoas e transformando sua comunidade.

ANASTASIE – ressurreição! Transformação, renascimento. Tanto simbolismo...

Vamos pensar hoje, 15 de abril de 2019 – século XXI... Quais valores de Anastasie se encaixam em nossas vidas? Só consigo continuar essa fala com a ajuda das minhas amigas e amigos do Ensino Fundamental (4ºs e 5ºs anos) e do Ensino Fundamental Anos Finais. Nossas atividades foram essenciais para essa reflexão.

Se ela fosse um alimento, o que ela seria? Um suspiro de doçura ou um bolo para acompanhar o chá da tarde? E se ela fosse uma flor, uma cor, uma palavra, uma atitude, uma obra de arte ou um lugar? Um jardim de diversas cores. Resiliente e resistente, decidida e dedicada, perseverante, firme, iluminada, destemida, amorosa e amável, forte, caridosa e corajosa. Um jardim de Monet ou os Girassóis de Van Gogh? Uma escola, Paris, um campo bucólico ou São Paulo na hora do rush?

Trazer essa mulher do século 19 para atualidade só com muita analogia e exemplos. Ela não foi qualquer mulher! Ela é nosso alicerce! Ela é a prova de que palavras praticadas perpetuam ensinamentos. São 3 províncias (1 no Brasil e duas na França) e 1 vice-província no Vietnã. Além disso, temos mais de 10 escolas e projetos sociais pelo Brasil, República Dominicana, Vietnã, Haiti.

Usando suas palavras: “O meio mais seguro de atingir a perfeição é a fidelidade às pequenas coisas.”.

VIVA a nossa grande pequenina!



Texto escrito pela Professora de Ensino Religioso - Maria Lígia Cardoso Del Nery

Nenhum comentário:

Postar um comentário