quinta-feira, 25 de abril de 2019

"Pseudoliberdade"

Apesar do Brasil ser considerado um país em desenvolvimento, persistem diversas problemáticas na sociedade. Dentre elas destaca-se a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Tal problema é o controle dos meios da filtragem de informação no âmbito operacional da internet, sendo esse, incapaz de ferir a liberdade individual definida pelo filósofo John Locke e semelhante contexto do livre arbítrio determinado e garantido pelo Deus da doutrina cristã. Isso ocorre pela falta de senso crítico da população e pela falta de fiscalização governamental perante a situação. Portanto, a problemática deve ser eliminada.

Em primeira instância, é notória a falta de senso crítico da população com a ilusão de liberdade de que ela controla a máquina, visto que isso não acontece. Consoante ao pensamento do filósofo Immanuel Kant de que o homem é o que a educação faz dele, percebe-se que, apenas com investimentos em educação, o homem conseguiria sair da zona de conforto ou da caverna na alegoria de Platão e alcançará a sua liberdade individual.

Em segunda instância, é nítida a falta de fiscalização governamental com o problema, já que, existem brechas como descumprimento de leis e também a falta delas, o que possibilita o discernimento da manipulação dos usuários. Esses entraves precisam ser amenizados para que o controle dos dados e das informações não seja feito por uma máquina, e nem pelo próprio homem normalmente. Contudo, apesar de projetos como o marco civil da internet, mais ações precisam ser realizadas para a diminuição e o enfraquecimento da problemática.

De acordo com os fatos supracitados, é necessária a realização de ações para a solução do problema. Tais atos devem ter como agentes o Governo Federal e o Ministério da Educação. Com isso, devem ser realizados investimentos no âmbito escolar, mais especificamente na esfera pública, com palestras conscientizadoras que mostrem como é feita a escolha do banco de dados na internet e seus defeitos quando é controlada por uma máquina. Isso deve acontecer para despertar o senso crítico das pessoas e para comprovar a tese de Locke sobre a liberdade individual.





Felipe Correa Gomes

3ª série "A" - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário