quinta-feira, 2 de maio de 2019

"Manipulação da sociedade na internet"


Atualmente, a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet é um grave problema da sociedade, uma vez que é associado aos movimentos sociais como o nazifascismo, visto que as pessoas eram facilmente manipuladas através de discursos, ações que as pessoas queriam, fake news, com o intuito de dar uma falsa ilusão de liberdade. Com isso o controle de dados na internet se tornou um problema, seja pela relação entre as pessoas e a internet, seja pela falta de preparo para usar a internet.

Nesse sentido, surge a problemática da manipulação do comportamento pelo controle de dados, evidenciado na relação do piopoder, de Michel Foucault que diz que as máquinas tem uma forte influência sobre os indivíduos e as relações de manipulação geram uma violência simbólica, que seria qualquer relação desarmônica entre duas partes que causam prejuízos a uma delas. Diante disso, o controle de conteúdo nas redes sociais gera uma violência simbólica devido ao biopoder das máquinas que manipula dos indivíduos.

Dessa forma, a falta de preparo para utilizar a internet é outro grande fator que facilita a manipulação dos usuários. Nesse modo a falta de pensamento cético e as relações líquidas de Bauman que seria a relação passageira, rápida, sem compromisso o que mostra um despreparo e descompromisso na rede de informações facilitando e aumentando a influência da internet sobre os usuários, isto através das fake news que por falta de senso crítico, conhecimento e pelas relações líquidas das redes sociais os indivíduos acreditam em qualquer coisa.

Portanto, para amenizar a problemática da influência do comportamento do usuário pelo controle de dado da rede, o governo deveria implementar mais aulas de história, filosofia e sociologia nas escolas, utilizar feiras, gincanas com incentivo a leitura, de modo que facilite o aprendizado com aulas shows, aulas diversificadas, trabalhos, que estimule o aluno a ter um senso crítico, com a finalidade de que quando os alunos que adquiriu esse conhecimento crescerem não serem manipulados e passaram esse conhecimento as próximas gerações formando um ciclo deixando as pessoas conscientizadas. Com isso melhorando a sociedade e deixando de ser uma população facilmente influenciada.





Pedro Henrique de Sousa

3ª série "B" - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário