quinta-feira, 9 de maio de 2019

"O comportamento do usuário nas redes"


Com a vinda da globalização, o mundo se tornou mais tecnológico e a velocidade com que a informação chega ao consumidor é extremamente rápida. No entanto, esse fato pode gerar uma consequência que é a manipulação do comportamento do usuário, uma vez que os dados presentes na rede são controlados por algoritmos que filtram as informações de acordo com a sua programação. Tal mudança comportamental ocorre devido à falta de senso crítico do usuário aliado à negligência do Estado em verificar o conteúdo presente nas redes sociais.

Em primeira análise, é indubitável que a formação educacional do indivíduo influencia no seu comportamento. Sendo assim, segundo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Consoante ao pensamento do filósofo, nota-se que, quando o cidadão tem acesso à escola ele irá adquirir diversos conhecimentos e com isso, ao se deparar com uma informação na rede que aparenta ser falsa, a pessoa buscará saber se tal notícia é verdadeira pesquisando em outras fontes, e não simplesmente propagando-a. Com essa conduta, os usuários não acreditarão em qualquer tipo de dado presente na rede, evitando, assim, a sua própria manipulação.

Em segunda análise, nota-se que o Estado deve verificar as informações da rede a fim de filtrar as notícias que possam prejudicar os indivíduos. Dessa forma, de acordo com o Contrato Social de Thomas Hobbes, o Estado deve garantir a vida e o bem estar social dos cidadãos. Pontua-se, assim, que há uma quebra do Contrato quando se analisa que as pessoas podem adotar comportamentos preconceituosos, agressivos e machistas ao acessar os dados programados por algoritmos que visam deturpar o comportamento delas, ferindo o bem estar social proposto pelo filósofo. Logo, as autoridades governamentais devem estar presentes nesse cenário para evitar a problemática.

Entende-se, portanto, que é possível atenuar o problema com algumas medidas. Uma delas é a montagem de uma equipe de técnicos de informação, por parte do Estado, para fiscalizar e filtrar as notícias tendenciosas, garantindo o acesso a informações verdadeiras. Outra ação é o investimento em projetos educacionais, por parte do Governo junto ao MEC, principal órgão promotor da educação no país, por meio do desenvolvimento de aulas de informática nas escolas públicas, ensinando os alunos a identificarem informações não verídicas a fim de se evitar a manipulação das pessoas e promover uma sociedade mais independente e verdadeira.




Augusto Souza Campos Durante

3ª série "A" - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª. Priscila Toneli

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