quinta-feira, 6 de junho de 2019

"A era digital"

Atualmente, aproximadamente 85% dos jovens entre 18 e 24 anos de idade utilizam a internet, evidenciando a dependência da tecnologia na era digital. Diante disso, surge a problemática da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet que gera uma falsa sensação de liberdade de expressão baseada somente nas ideias complacentes com o gosto de cada usuário, seja pela falta de senso crítico e criticidade dos que utilizam a internet, seja pelas escolhas feitas pela máquina que acaba selecionando o que a pessoa deseja e não o que é melhor para ela.

Em vista desse cenário, a falta de criticidade por grande parte dos que utilizam a internet gera uma ideia errônea de liberdade de expressão, pois o usuário não é capaz de discernir o que é melhor e mais completo e o que ele deseja, assim busca-se apenas opiniões que vão ao encontro de suas próprias ideias, acreditando estar informado, usando como exemplo o consumo de informações, ao ler e consultar apenas sites que condizem com o que o consumidor pensa. Desse modo, o usuário fica acomodado apenas nas ideias que ele acredita pensando estar informado, mas diferente disso está manipulado. Portanto, é preciso que as escolas tornem os alunos capazes de se informarem por diversas fontes.

Ademais, aqueles que utilizam, principalmente, as redes sociais não se atentam ao fato de que as máquinas, responsáveis por rastrear sugestões de buscas de cada pessoa não têm qualquer compromisso em mostrar a verdade, mas somente em mostrar aquilo que interessa aos consumidores, diminuindo cada vez mais a capacidade intelectual necessária para ler vároas notícias e formar uma opinião. Dessa maneira, é importante colocar em prática a frase do filósofo Paulo Freire, “A educação transforma as pessoas e as pessoas mudam o mundo”, ou seja, é através da área educacional que os cidadãos podem adquirir a consciência de buscar a verdade e estar suscetível a mudar de opinião através de mudanças na realidade.

Portanto, para minimizar a problemática da manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados que dá uma falsa ideia de liberdade de expressão por conta da falta de senso crítico, cabe ao Estado a realização de palestras nas escolas durante aulas de Sociologia, pois é um tema social, mostrando a importância e a necessidade de ler várias fontes de notícia e buscar informações além daquelas que as máquinas fornecem baseadas nas sugestões de cada um, a fim de que as pessoas possam formar uma opinião com base na verdade. Só assim, será possível evitar a manipulação pelo controle de dados.



Mell Cunha Silva

3ª série - Ensino Médio 

Texto redigido sob orientação da Professora Drª. Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário