quinta-feira, 13 de junho de 2019

"A relevância do atendimento humanizado na saúde"

Segundo o médico Drauzio Varella, “O exercício da medicina envolve a arte de ouvir as pessoas, de observá-las, de examiná-las, interpretar - lhes as palavras e de discutir com elas as opções mais adequadas.” A partir da assertiva mencionada, entra em pauta a importância do atendimento humanizado nos centros de saúde nacionais, uma vez que a melhora física de uma paciente também depende do seu psicológico. Assim, pode-se ver afirmar que a humanização do atendimento de saúde no Brasil é de extrema importância, porém não ocorre efetivamente devido a negligência dos cursos da área de saúde e a falha na gestão pública.

É indubitável que há uma brecha no ensino superior pertinente à problemática. Atualmente, a maioria dos cursos da área da saúde não oferece instrução a respeito de um diálogo além dos termos médicos com o paciente, procurando ouvir o que esse tem a dizer. Isso pode fazer do diagnóstico um ato mecanizado, o que afeta na compreensão do enfermo. Nessa conjuntura, segundo o filósofo Immanuel Kant, “A educação é aquilo que o homem faz dele”, sendo que se a educação não cumpre o seu papel, não há a formação de bons profissionais, Logo, é necessário um reforço no campo educacional.

Ademais, a ineficiência governamental também se constitui como um obstáculo. Isso porque, apesar de já existir uma Política Nacional de Humanização, a “PNH”, que visa implantar um modelo de atenção ao paciente com atendimento acolhedor, tal não é efetivamente realizado. Muito disso se deve à falta de verbas destinadas ao treinamento de profissionais para uma readequação. Esse fato se configura como uma quebra do contato social proposto por Hobbes, pois o Estado não cumpre sua função de zelar pelo bem-estar da população. Assim, a mobilização estatal se torna imprescindível.

Portanto, é papel das universidades, responsáveis pela formação de profissionais capacitados, de reforçar o ensino das práticas de atendimento, por meio da implementação da grade curricular da área da saúde. A adição de disciplinas que estimulem o relacionamento interpessoal é vital para que os médicos compreendam o paciente efetivamente, Ainda, o Governo, órgão incumbido de manter o bem-estar da população, deve atuar no fortalecimento da Política Nacional de Humanização, destinando verbas para o preparo dos profissionais já atuantes, visando um melhor atendimento nos centros de saúde. Só assim o exercício da medicina será eficaz conforme as ideias de Drauzio Varella.





Júlia Alves de Souza Moreira

3ª série - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª. Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário