quinta-feira, 18 de julho de 2019

"A força da manipulação"

O ditador alemão Adolf Hitler, durante o período nazista, usava de seu dom da oratória e retórica para manipular a população a seu favor, a fim de ganhar adeptos à sua ideologia. Atualmente, situação análoga se dá quando usuários são manipulados, muitas vezes sem saber, a partir do controle de dados na internet. No entanto, essa não é uma escolha a qual o indivíduo pode ou não aceitar, podendo causar a falsa sensação de liberdade aos usuários.

Em primeiro lugar, deve-se destacar que o fato da coleta de dados não ser opcional prejudica o usuário no sentido de que esse não tem acesso a conteúdos diferentes, apenas aquilo que o sistema definiu como sendo seu “assunto preferido”. Isso causa danos no fortalecimento do senso crítico pessoal e não agrega novos conhecimentos. Além disso, há também o fato que o indivíduo tem seu direito à liberdade (garantido na Constituição Federal) ferido por não poder escolher plenamente o conteúdo ao qual terá acesso.

Em segundo lugar, deve-se destacar também que, de acordo com Pepe Escobar, “A máquina que decide qual notícia deve ou não ser lida”, ou seja, o individuo não pode escolher entre todas as opções, mas apenas entre as que lhe foram oferecidas. Esse fato, além de dar a falsa sensação de escolha, abre portas para a alienação e a falta de informação. Isso quebra o raciocínio de John Stuart Mill, que diz que “sobre seu corpo e mente, o indivíduo é soberano” podendo inferir que sobre suas escolhas, o indivíduo também será soberano.

Diante do exposto, conclui-se que medidas são necessárias para amenizar a problemática. O Governo Federal, juntamente com o Ministério da Tecnologia e Ciência, devem tornar a coleta de dados opcional no país, criando alianças com os “gigantes da internet” (aqueles que têm o poder mundial da internet) para que o indivíduo possa escolher sobre a coleta de seus dados. O Governo Federal deve também incentivar a população a procurar sobre assuntos diversificados, através de panfletos e outdoors, para que haja o fortalecimento do senso crítico pessoal. Só assim, a manipulação do comportamento de um indivíduo a partir da coleta de dados na internet será amenizada.




Karoline Silva Oliveira

3ª série - Ensino Médio

Texto redigido sob orientação da Professora Drª Priscila Toneli

Nenhum comentário:

Postar um comentário